fbpx

Como ser mórmon pode me ajudar no ENEM/vestibular?

ENEM/vetibular

ENEM/vestibular

Todos os anos, milhões de pessoas querem ingressar em uma universidade. E dentre esses milhões, estão muitos membros da Igreja. Universidade pública ou privada, humanas, exatas, biológicas ou médicas, bacharel ou licenciatura, não importa a escolha, e sim o desejo de aprimorar-se.

Como membros da Igreja, somos incentivados a buscar conhecimento continuamente (D&C 88:118) e isso inclui o conhecimento formal, através de um curso superior.

No Brasil, há vários vestibulares durante o ano e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que acontece nos meses finais do ano. Esse ano, o ENEM acontecerá em novembro e muitos vestibulares estão abertos para ingressos em 2017. Com tantas opções, muitos se desesperam e acabam não focando nos estudos, o que resulta em não aprovação.

Muitos membros, no entanto, poderiam dizer que não têm tempo para dedicar-se aos estudos e as provas ENEM/vestitular. É trabalho, família, chamados na Igreja e muitas outras atividades… Contudo, já parou para pensar como ser membro da Igreja pode ajudá-lo? Nunca pensou nisso? Levantamos alguns pontos que podem gerar boas reflexões:

1.Somos influenciados pelos exemplos que vemos

Dieter F. Uchtdor como um piloto de avião

Dieter F. Uchtdor como um piloto de avião. Imagem via LDS.org.

Quem nunca se interessou pela incrível biografia de um apóstolo, setenta ou do profeta? Quase sempre o Presidente Dieter F. Uchtdorf cita algo de sua carreira como piloto e vemos como seus estudos o ajudaram a ser bem sucedido em tantas áreas.

Ou lemos sobre as operações de peito aberto feitas pelo Presidente Nelson ou o trabalho que o Elder D.Todd Christofferson exercia no mercado financeiro, entre tantas outras biografias legais. Ficamos impressionados e desejamos alcançar sucesso semelhante.

Somos movidos por bons exemplos e esses bons exemplos, em sua maioria, são  pessoas que se qualificaram através de alguma faculdade, se especializaram, possuindo hoje MBA ou reconhecimentos ainda maiores.  Quando temos bons exemplos, vamos nos espelhar neles e quando a dificuldade ou desânimo em estudar nos cercar teremos alguém em quem pensar e teremos força para prosseguir.

Nossos líderes são personificações daquilo que queremos ser.

2.A leitura das Escrituras nos ajuda a desenvolver

É aquele velho ditado: só escreve bem, quem lê. E é muito verdade! Ser um membro da Igreja que estuda as escrituras diariamente, que lê os manuais das aulas e frequenta o Instituto, pode ser um fator de grande decisão na hora da redação, por exemplo.

Uma das competências e habilidades esperadas pelo MEC(Ministério da Educação) através do ENEM é a capacidade de desenvolver uma ideia, expor pontos de vista e apresentar uma solução. Ao lermos as Escrituras, por exemplo, nosso vocabulário aumenta, nossa capacidade de imaginar é desenvolvida e nossa interpretação aguçada. Com esses três pontos tão importantes na hora da avaliação, ser mórmon pode ajudar no ENEM/vestibular.

3.Conhecemos mais de história que muitos candidatos

ENEM/vetibular

(imagem via: wiliwand)

Ser mórmon pode ajudar no ENEM/vestibular porque naturalmente conhecemos mais de história que muitos candidatos. A história da Igreja nos permite falar da construção de um Estado inteiro! Já pensaram nisso? Tudo bem é pouco provável que seja nos perguntado algo sobre Utah.

Questões sobre a história dos Estados Unidos entretanto, são bastante comuns. O processo de desenvolvimento da economia, política e da sociedade como um todo é enriquecedor. Podemos analisar com facilidade questões que envolvam conflitos de terras, demarcações, processos de construção, influência da política, geração e abastecimento da economia entre tantas coisas.

4.Desenvolvemos a capacidade de respeitar as diferenças

Com textos cada vez mais contextualizados e que abordam questões ditas complexas, ser mórmon pode ajudar no ENEM/vestibular ao termos uma atitude de respeito. Nos primórdios da Igreja, todos sabem, os mórmons foram um povo muito perseguido.

O próprio Joseph Smith foi morto pela falta de respeito do povo naquela época. Hoje, a perseguição não é tão grande quanto, mais ainda existe. Ter sido e saber que ainda somos um povo perseguido, faz-nos desejar sermos respeitados por nossas escolhas e isso nos remete a ideia de que devemos oferecer o mesmo, a todas as pessoas.

Os fóruns de Liberdade Religiosa, por exemplo, estão ai para nos ensinarem tantas coisas. E uma das habilidades que se esperam dos candidatos é justamente essa capacidade de respeitarmem quem pensa diferente e em como isso impacta a sociedade em que vivemos.

O êxodo demonstrado no filme “17 Milagres”, ou as dificuldades e duras condições do “Acampamento de Sião” criam em nós a empatia, ou seja, capacidade de colocar-nos no lugar do outro e respeitar as diferenças, não importando quais sejam elas.

5.Temos mais concentração

concentrar nas reuniões da IgrejaDias atrás tivemos nossa concentração testada, através da Conferência Geral. Todos os membros no mundo todo ficaram em média 10 horas sentados, ouvindo oradores durante um final de semana inteiro! Para muitos não membros isso parece até loucura e muito chato.

Não para nós, que apreciamos e já esperamos a próxima conferência. Todos os domingos, dedicamos 3 horas em nossas capelas para aprender mais sobre a Igreja e o Evangelho e esse tempo passa simplesmente voando… Sem contar no tempo que dedicamos ao Instituto/Seminário semanalmente e ao estudo das Escrituras diariamente.

Não somos um povo que sente tanta dificuldade em ficar sentado algumas horas durante apenas um final de semana… Já pensou nisso? Muito do sucesso que se obtém em uma prova se deve ao grau de concentração que se tem durante a realização. Os mórmons já estão  acostumados a se  concentrar nas atividades da Igreja.

Todas estas coisas são evidências de que ser mórmon pode te ajudar no ENEM/vestibular. No entanto, a aprovação não está condicionada só ao fato de ser mórmon. Existem sim muitos pontos que podem te ajudar a obter um bom resultado, mais ainda assim, precisa estudar e se preparar.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Pedido de casamento - Casamento de Thomas e Frances Monson
Como foi o pedido de casamento dos membros da Primeira Presidência?
mórmons tocarem sua porta
Três coisas que você pode fazer quando os mórmons tocarem sua porta

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *