Mórmons podem ter barba

A barba têm diversos significados e importâncias diferentes durante a história e também os povos. De acordo com o site: historiadomundo.oul.com.br, as barbas tem diferentes símbolos em diferentes países. No Egito, os mais abastados usavam para representar status, na Grécia eram comuns em todos os cidadãos, os romanos não cortavam nenhum pelo até a idade da puberdade, depois raspavam todos os pelos e faziam seus ritos com eles, o tempo passou e ainda hoje o uso de barba é uma questão cultural. A pergunta é: e os mórmons podem ter barba? Muito se tem questionado sobre o tema durante muitos e muitos anos.

E para os mórmons, quais são as regras?

os mórmons podem usar barba

Os mórmons podem usar barba? (imagem via: barbaebeleza.org)

A resposta é simples: sim, os mórmon podem usar barba. O uso da barba não impede que nenhum homem seja chamado como um líder eclesiástico, como bispo ou presidente de estaca por exemplo. Os membros que usam barba podem entrar no templo e servir.  Ter ou não barba não é um requisito para nenhum serviço local.

Há exceções claras, como os missionários de tempo integral. Barbear-se diariamente é uma regra para esse grupo seleto de rapazes que servem durante 24 meses fora de sua região. Talvez o motivo seja por higiene ou padronização, mas para eles isso de fato é uma regra a ser seguida.

Em dezembro de 1971 o Élder Dallin H. Oaks, dirigindo-se ao publico da BYU pronunciou-se contra a utilização da barba. Pelo código de honor da instituição os alunos não usam barba e não podem deixar o cabelo grande Seguindo portanto o padrão missionário. Veja o discurso (aqui).

Embora diversos apóstolos e profetas usassem barba no início da Igreja, hoje todos os líderes gerais e de área não usam barba. O Presidente da Igreja, seus conselheiros e apóstolos também não usam. Um profeta pode determinar um padrão de aparência para uma determinada época? A resposta é sim, vejamos um exemplo: “Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.” (Levítico 19:27). Esse mandamento era estendido a toda a casa de Israel até o cumprimento da lei de Moisés. Ou seja, o Senhor através de seus profetas pode sim declarar um padrão de aparência.

Nada oficial é declarado sobre a barba, todavia muitas autoridades de área e geral incentivam os homens da Igreja a barbear-se com regularidade. Isso às vezes é feito em público, e às vezes em privado.

Por seguir seus líderes gerais, muitos mórmons não usam barba. Mas não há uma posição oficial da Igreja sobre o tema. Em muitas empresas a não utilização da barba também é uma regra. Isso também vem mudando, à medida que as barbas passaram a ser modeladas de maneira criativa e bonita. Mórmons podem ter barba, mas às vezes preferem não fazê-lo.


Ainda está curioso? Leia também: 5 considerações sobre o uso de “barba” e o evangelho. (aqui)