Como é receber o título de “o adolescente mais fit do mundo”? Para Dallin Pepper, natural de Utah e Santo dos Últimos Dias, a honra não é nada comparada a defender sua fé enquanto compete mundialmente.

CrossFit é atualmente uma das tendências fitness mais populares do mundo. O regime de exercícios para os participantes do CrossFit pode consistir em qualquer coisa, desde aeróbica e cardio até o levantamento de peso pesado e ginástica.

CrossFit continuou a ganhar muito reconhecimento no todo o mundo. Um exemplo disso é o CrossFit Games que acontecem anualmente, que é muitas vezes considerado a melhor maneira de testar a sua capacidade física. Eles são compostos de atividades fisicamente exaustivas não só para treinar, mas para testar a sua aptidão e encontrar os indivíduos mais fortes que o mundo tem para oferecer. Este tipo de treinamento é algo que Pepper tem dominado há três anos consecutivos. Pepper foi nomeado o Adolescente Mais Em Forma do Mundo ao vencer o CrossFit Games por três anos seguidos, algo que nunca tinha sido feito antes na divisão de adolescentes.

“Eu sei que existem muitas pessoas que dizem que qualquer esporte que eles façam é o esporte mais difícil”, observou Pepper. “Eu acredito que o CrossFit é um dos esportes mais difíceis, especialmente se você quiser competir nele. Você tem que ir à academia todos os dias e fazer coisas que você é muito ruim para poder melhorar. Você é forçado a ser mais humilde todos os dias, mas os sentimentos que tem depois de trabalhar em algo que você não é bom e saber que está melhorando a cada dia— eu amo esse sentimento e essa é a minha parte favorita.”

Embora Pepper tenha alcançado um sucesso fenomenal após entrar no CrossFit, levou algum tempo e influência da família para que ele se interessasse pelo esporte.

“Eu jogava futebol, basquete e beisebol”, disse Pepper. “Cerca de quatro ou cinco anos atrás, meu pai começou a fazer CrossFit, fez minha mãe se interessar também, e eles estavam sempre indo para a academia. Acabaram arranjando alguns equipamento para pôr na garagem. Estavam tentando fazer com que eu praticasse CrossFit também só para me ajudar com futebol, beisebol e outros esportes, só para ficar mais forte. Eu disse: “Não. Acho que não quero fazer exercício só para me divertir. Isso parece um pouco sem graça e não muito divertido.’”

Mesmo que Pepper estava hesitante no início para tentar uma jornada esportiva tão intensa como isso, tudo o que foi necessário para o incentivar foi assistir o CrossFit Games na televisão.

“O CrossFit Games de 2015 foi a primeira edição com uma categoria para adolescentes”, disse Pepper. “Eu estava apenas assistindo e achei muito legal que você pudesse competir nele. Foi fantástico, e no dia seguinte comecei.”

O primeiro objetivo de Pepper foi chegar aos Jogos CrossFit para participar da principal competição do mundo. Ele queria ver se ele poderia se igualar com os melhores competidores do CrossFit em sua própria categoria. O primeiro ano em que Pepper competiu foi em 2016, e isso o ajudou a ganhar uma base sólida antes de ele continuar e ganhar o CrossFit Games em 2017, 2018 e 2019 e solidificar-se como o adolescente mais em forma do mundo.

CrossFit não é a única atividade pela qual Pepper é apaixonado. Pepper é um membro ativo da Igreja de A Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele ama o evangelho e constantemente se esforça para ser um exemplo para aqueles ao seu redor. Ele cresceu focando, principalmente, nestes dois aspectos de sua vida, entre outros, como a família e a escola. Talvez sejam as semelhanças entre CrossFit e a sua fé que dão energia à Pepper para continuar a se envolver com tanta intensidade em ambos.

“Como o CrossFit, tem aqueles dias em que eu penso, ‘Sabe? Não quero ir à Igreja hoje”, disse Pepper. “Isso acontece com todo mundo, mas acho que você sabe o que é certo. Você sabe que vai ser uma pessoa melhor e se aproximar do Salvador. Acho que isso é muito importante… Você precisa estar preparado para tudo. Construir o seu testemunho na Igreja pode realmente ajudá-lo em quaisquer provações ou desafios. Nós nunca sabemos quando vai acontecer, mas é importante sempre se certificar de que seu testemunho é forte e que está pronto para essas situações.”

 

Imagem via Twitter @CrossFitGames

Todos nós sabemos que para alguns membros que vivem em lugares onde a Igreja é uma religião dominante, pode ser fácil encontrar desculpas para não compartilhar o evangelho. Mas a Pepper recebeu algo que nem todos os jovens de 17 anos que cresceram no Utah têm. Ele recebeu uma plataforma única por causa do CrossFit para compartilhar o evangelho e tornar sua fé perceptível. Em vez de se afastar da oportunidade, Pepper tirou vantagem dela e se esforça para falar para todos aqueles com quem entra em contato que ele é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

“Uma das partes mais legais do que eu faço é que eu tenho a chance de conhecer pessoas de todo o mundo”, admitiu Pepper. “Muitos dos meus seguidores nas redes sociais são de vários lugares do mundo. Eu posso influenciar um grupo muito grande. Sempre estou buscando experiências missionárias para compartilhar o que sei sobre o evangelho. As pessoas têm feito muitas perguntas, seja pessoalmente em diferentes competições ou através das redes sociais.

Tento responder a todas as perguntas, e muitas delas se transformam no evangelho… Sou um pouco diferente de algumas das outras pessoas que competem. Eles sempre me perguntam: “Ei, tem algo diferente em você. O que é?” Isso meio que inicia uma conversa sobre o evangelho e sobre a Igreja, e eu acho que é muito legal falar com essas pessoas sobre isso.”

Talvez o aspecto mais impressionante da vida de Pepper na Igreja, seja sua capacidade de priorizar e distinguir o que é mais importante. Seu amor pelo CrossFit é real e vivo, mas Pepper sabe que há uma diferença significativa entre o sentimento que ele tem quando é considerado o “adolescente mais em forma do planeta” e simplesmente viver os ensinamentos de Jesus Cristo.

Imagem: Daily Herald

“Eu cresci muito no ano passado em diferentes maneiras”, acrescentou Pepper. “Eu sei que o sentimento que tenho quando estou no templo, quando estou na igreja, e ao ler minhas escrituras é um milhão de vezes melhor do que receber uma medalha… Sei que tudo o que faço é através de Jesus Cristo e de nosso Pai Celestial. Sei que Eles me dão a força e o desejo de ser bom. Sei que Eles estão sempre comigo, e sou grato por isso. Isso me torna mais humilde a cada dia.”

Agora que ele ganhou o título como o adolescente mais em forma do mundo pelo terceiro ano consecutivo, Pepper planeja competir na categoria dos adultos. Embora ele reconheça que pode levar alguns anos para chegar onde ele estava em sua antiga categoria em comparação com sua nova divisão, ele aguarda com expectativa o desafio. Ser um discípulo de Jesus Cristo também não será algo que ele colocará em segundo plano.

“Eu pessoalmente sei que é verdade”, disse ele. “Eu não conheço um estilo de vida melhor para viver, e eu não acho que eu gostaria de viver um estilo de vida diferente. A Igreja me faz tão feliz e todas essas bênçãos por saber as coisas que eu sei. Sei que é verdade e é algo que me feliz e ser uma boa pessoa.”

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Lutador de MMA membro da Igreja de Jesus Cristo fala sobre suas crenças