fbpx

7 Coisas Que Você Não Sabia Que Foram Inventadas Por Um Mórmon

Invenções Mórmons

1. Televisão

Não se pode falar da invenção da televisão, sem olhar para o seu inventor, Philo T. Farnsworth. Philo nasceu em 1906 em Beaver, Utah. Sua família tinha seguido Brigham Young para o Vale de Utah, e Philo cresceu em um rancho em Rigby, Idaho, onde sua família se mudou depois de deixar Beaver.

Philo amava ciências e teve sua primeira ideia para a televisão elétrica quando tinha 14 anos de idade. Embora ele não tivesse uma faculdade ou o ensino médio, ele estava muito interessado na eletricidade e compartilhou um esboço inicial de sua ideia com um professor de química em 1922. Em 1927, aos 21 anos, ele apresentou a sua televisão eletrônica, uma câmera dissectora de imagens com um tubo iluminado tendo uma luz que transmitia a primeira imagem de todas, um cifrão de dólar ($).

Invenções Mórmons

Alvin McBurney. Imagem via prewargibsonl-5.com.

2. Guitarra elétrica

Antes de Alvin McBurney, a guitarra não era tão emocionante e inovadora. Ele construiu o primeiro amplificador elétrico para a guitarra quando tinha apenas 15 anos e obteve uma patente por isso depois de várias melhorias.

Em 1927, Alvin mudou seu nome para “Alvino Rey” (“Rey” significa “rei” em espanhol) por causa da popularidade da música latina naquele tempo e no final de 1930 foi recrutado pela empresa Gibson para desenvolver um protótipo de captação de som enquanto eles desenvolviam a harpa elétrica com um pedal de guitarra. O protótipo ganhou popularidade e evoluiu para o atual modelo de guitarra elétrica.

Alvino não nasceu como um membro SUD, mas se converteu quando se casou com a mórmon Luise King, uma das cantoras de King Sisters que conheceu enquanto trabalhava com Harold Heidt.

Invenções Mórmons

Lester Wire. Imagem via examiner.com.

3. Semáforo

O “casinha de passarinhos piscante” fez sua primeira aparição no cruzamento da 200 South Main Street em Salt Lake City, em 1912, operada manualmente por um patrulheiro. Apesar de tentativas anteriores de criar uma coisa mecânica para o controle do tráfego, o policial mórmon Lester Wire foi o primeiro a usar luzes elétricas vermelho e verde.

Os cidadãos de Salt Lake não gostaram do dispositivo no começo, vendo aquilo somente como uma “novidade” ou apenas ignorando o semáforo. A polícia encontrou o dispositivo vandalizado durante a noite ocasionalmente, e foram necessários reparos. No entanto, o sinal de trânsito continuou a ser utilizado, e o design de Wire foi melhorado várias vezes até se tornar o semáforo que vemos hoje.

Invenções Mórmons

Dr. William DeVries. Imagem via dcmilitary.com.

4. Transplante Cirúrgico De Um Coração Artifical

2 de dezembro de 1982 foi um dia importante na história para a medicina e a história Mórmon. O cirurgião cardíaco SUD Dr. William DeVries recebeu permissão da administração dos Estados Unidos de alimentos e drogas para implantar o coração artificial de poliuretano Jarvik-7 em humanos e realizou o primeiro transplante no amigo mórmon Barney Clark. Foi um procedimento arriscado, e Clark viveu mais tempo do que o esperado, 112 dias após a cirurgia.

Invenções Mórmons

Thomas Stockham. Imagem via aes.org.

5. Som Digital e Tecnologia de Filmes

O som digital que agora associamos com CDs e DVDs começou com a invenção da tecnologia que traduziu o som analógico num formato digital. Esta tecnologia foi inventada pelo santo dos últimos dias Robert B. Ingebretsen e seu mentor, professor Thomas Stockham.

Mais tarde, Ingebretsen escreveu o software para o primeiro sistema prático de edição de áudio digital enquanto trabalhava para Soundstream Inc. Sony e Philips venceram Soundstream na produção de CDs, no entanto, parcialmente porque Ingebretsen e aqueles com quem ele trabalhou não patentearam a tecnologia de edição de áudio digital que tinham criado. Ingebretsen também criou o primeiro filme digital, uma filmagem de 20 segundos retratando uma mão, com a ajuda de seu colega mórmon Ed Catmull.

Invenções Mórmons

Dr. Harvey Fletcher. Imagem via abc.eznettools.net.

6. Aparelhos Auditivos

O que começou com um esforço para medir a carga de um elétron eventualmente evoluiu para o que hoje é conhecido como o aparelho auditivo. Harvey Fletcher, um mórmon nascido em Provo, Utah, começou a tentar medir a carga de um elétron, e rapidamente se envolveu com o estudo do som estereofônico enquanto agia como chefe de pesquisa física no Bell Telephone Laboratories depois de se formar na faculdade.

A primeira apresentação do som “tridimensional” foi feita pelo Dr. Fletcher em 24 de janeiro de 1934 e foi descrita por muitos dos presentes como “sinistra”. Dr. Fletcher também fez um trabalho pioneiro em som para cinema, televisão, e o rádio portátil.

Invenções Mórmons

Imagem via morristhurston.com.

7. Odômetro ou “Road-o-meter”

Embora vários tipos de odômetros tenham sido inventados por pessoas como Benjamin Franklin, o inventado pelos pioneiros mórmons William Clayton e Appleton Harmon é considerado uma nova invenção porque era diferente e mais complexo do que todos os tipos anteriores de odômetros. Graças as séries de raios das rodas móveis e de engrenagens, Clayton foi capaz de fornecer medições precisas relativas à distância do caminho que os pioneiros percorreram. Quando estas medidas foram publicados, elas foram amplamente utilizadas pelos pioneiros posteriores, carroções da corrida do ouro, e outros que viajaram pelo mesmo caminho.

Fonte: LDSLiving.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Dj Mórmon Kaskade
O DJ Mórmon Que Está Dominando o Mundo
Lindsey Stirling
Lindsey Stirling Fala Como Sua Fé Mórmon a Faz Feliz

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *