fbpx

6 dicas para quem vai se casar em breve

jovem casal de noivos tirando selfie

Dicas para quem vai se casar

Está chegando o grande dia. Você venceu todas as etapas anteriores. Encontrou a pessoa, seu relacionamento com ela amadureceu e vocês se sentem prontos para dar o próximo passo. Quanta ansiedade! Este é o momento para a concretização de todos aqueles sonhos. A cerimômia, os convidados, o selamento. Tudo fica girando em sua cabeça e o sonho de que seja tudo perfeito está em seu coração. Talvez seja difícil reconhecer quais são as prioridades. Por isso preparamos uma lista com 6 dicas para quem vai se casar em breve.

1.Não matar o noivo!

dicas para quem vai se casar em breve

Dicas para quem vai ser casar em breve, não matar o noivo!

Essa primeira dica se direciona especialmente o público feminino. Não pretendo dizer com isso que não existem homens perfeccionistas, mas possivelmente ele não estará pensando na mesma quantidade de detalhes que você. Mantenha a calma, a maioria das recém casadas reconhecem que gastaram energia desnecessária ficando chateadas. Especialmente quando estavam comparando o seu casamento ao de outras pessoas. Cada casal faz a sua história, cada história é única. Trabalhe com o melhor que possui dentro das suas circunstâncias e situação. Não vale a pena se stressar com aquilo que não poderá mudar.

Você ainda vai precisar do noivo depois do casamento. Ainda que ele não esteja alerta a todos os detalhes que você está, ele ainda é parte participante na cerimônia. Talvez ele tenha desejos e sonhos quanto a este grande dia. Será uma grande oportunidade de trabalhar juntos e realizar os sonhos dos dois. Muitos casais relatam brigas e desentendimentos durante os dias que antecedem o casamento. Lembre-se que a sua relação com a pessoa com que vai ser casar é mais importante do que os acontecimentos deste grande dia.

2.Valorize atração física

É pela vida e para todas as eternidades! Ao se casar você terá o privilégio de dormir e acordar com essa amada pessoa. Segundo os princípios do Evangelho de Jesus Cristo, sua relação irá evoluir para um outro estágio de intimidade muito maior  depois do casamento. Presidente Boyd K. Packer, falou sobre isso na Conferência Geral de abril de 2015:

“O desejo de procriar é constante e muito forte na humanidade. Nossa felicidade na vida mortal, nossa alegria e exaltação dependem de como reagimos a esses desejos físicos persistentes e compulsivos. À medida que o poder de procriação amadurece no início da vida adulta, ocorrem de modo natural alguns sentimentos muito pessoais que diferem de qualquer outra experiência física. O ideal é que a procriação tenha início com o romance.(…)

E se vocês acham que o pleno arrebatamento do jovem amor romântico é a soma total das possibilidades que emanam da fonte da vida, ainda não viveram para ver a devoção e o reconforto do amor daqueles que estão casados há muito tempo.(…)

Quando partilhado dignamente, esse processo combina os mais sublimes e elevados sentimentos físicos, emocionais e espirituais associados à palavra amor.” (O Plano de Felicidade, Boyd K. Packer, Abril 2015)

3.Planejamento Financeiro

dicas para quem vai se casar

Planejamento financeiro é uma das dicas para quem vai se casar

Disponível na biblioteca sud, o manual de Autossuficiência traz uma proposta de avaliação. Quanto você gasta com alimentação, dízimo e ofertas, poupança, moradia, água luz e telefone, despesas médicas, transporte, gastos com educação e outros. O ponto de partida é avaliar a autossuficiência pessoal e em seguida verificar a autossuficiência do casal.

O planejamento financeiro também afetará as decisões a serem tomadas na preparação para uma possível festa de casamento e poderá ser o fator determinante de vários itens como o local da festa, o número de convidados e mesmo a data da cerimônia. Uma festa com mais gastos, poderá significar um noivado mais longo e vale a pena pensar as vantagens e desvantagens desta decisão.

As decisões não terminam com a celebração da cerimônia. Esta é somente a porta de entrada. É sábio planejar onde serão empregados os rendimentos familiares. Determinar quem irá ou não trabalhar depois do casamento. Pensar sobre a decisão de ter filhos. Conversar sobre todos os tópicos que poderão afetar a vida financeiro dos casal e estabelecer as prioridades.

4. Cuide da parte burocrática com antecedência

dicas para quem vai ser casar

Uma das dicas pra quem vai se casar em breve é cuidar da burocracia com antecedência

Lembre-se que existem coisas temporais e espirituais em relação ao seu casamento. O casamento civil será realizado em uma capela ou no cartório? Os procedimentos burocráticos não são os mesmos nestas duas situações. Entre em contato com o cartório de sua cidade e esteja seguro das regras e prazos necessários para fazer cada coisa.

Recomendação para o templo e autorização de selamento devidamente assinada pelo presidente da estaca, isso exige uma entrevisa, então precisa ser feito com antecedência. Entrar em contato com o templo e confirmar a disponibilidade de seladores para a data que você deseja. Certificar-se das regras cerimoniais exigidas. Saber a que horas os convidados precisam chegar, como precisam estar vestidos.

Muitos incidentes são relatados, muitas lágrimas foram derramadas por pessoas que não poderam assistir o selamento de alguém querido e muitas vezes por pura falta de organização e planejamento. Esta é uma situação na qual a informação correta vale ouro, pergunte as pessoas que se selaram recentemente no templo que você deseja se selar como elas fizeram. Isso te ajudará a evitar mal entendido.

5.Converse com o celebrante da cerimônia antes

dicas para quem vai se casar

Quem vai se casar precisa preparar uma cerimônia breve

Quem nunca participou de uma cerimônia de casamento enfadonha que atire a primeira pedra. Todos estão esperando pela festa, querem comprimentar os noivos, comer e tirar fotos mas antes de tudo isso, tem a parte cerimonial.

Converse com o celebrante da cerimônia (seja ele seu bispo ou presidente de estaca) para alinhar as expectativas. Informe-lhe sobre situaçõe familiares que poderiam ser desconfortáveis como pais separados, pais viúvos, ou em um segundo casamento. Explique e enfatize o tempo disponível para a parte espiritual. Compartilhe com ele algumas de suas citações favoritas sobre casamento, histórias citadas nas escrituras que te emocionam. Isso pode gerar uma cerimônia bastante intimista e personalizada fortalecendo a unicidade deste momento.

6. Desenvolva hábitos do Evangelho

“Não há sucesso na vida que compensa o fracasso no lar” (David O Mckay). O documento “Família Proclamação” ajuda a clarificar os princípios para o  sucesso familiar “a felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares.” (Família Proclação, Guia da Família, 2001).

O casal precisa aprender a desenvolver hábitos conjuntos de oração, jejum, estudo das escrituras e frequência ao templo. Façam metas em comum tendo sempre em mente que é pra toda a eternidade.

 

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
São Francisco de Assis
8 citações que não foram criadas por profetas, autoridades gerais e...
beleza
Eu irei ser sempre um Missionário

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *