fbpx

Testemunhas de Jeová e Mórmons

Testemunhas de Jeová e Mórmons

Algumas pessoas confundem os membros da  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons) com as Testemunhas de Jeová. De fato, há alguns pontos em comum: ambas acreditam em Jesus Cristo, realizam intenso proselitismo e possuem membros dedicados que servem ao próximo.

Como santo dos últimos dias, penso que podemos aprender muito ao observar a dedicação e a fé de nosso irmãos de outras religiões, inclusive os Testemunhas de Jeová. Este artigo apontará algumas das crenças dos Testemunhas de Jeová e indicará no que se diferem dos santos dos últimos dias. Ele é o primeiro de uma série de artigos que traçará o perfil das maiores religiões do Brasil comparando-as com a Igreja SUD.

Importante dizer que o entendimento das diversas religiões não se faz apenas por meio de uma comparação intelectual entre elas. A análise deste artigo é superficial, e serve apenas como um parâmetro básico para se compreender melhor outras crenças. A descoberta da doutrina verdadeira de Deus vem por meio da ponderação e oração sincera a Deus – e não por debates religiosos – que procuram provar a verdade.

Além disso, ao interagirmos com uma diversidade de pessoas é sempre bom realçarmos o que temos de comum em vez de relevar as diferenças: a busca por uma compreensão e visão ampliada edifica uma sociedade plural mais justa. Dito isso, vamos em frente!

ATENÇÃO: caso você NÃO seja familiarizado com a doutrina da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recomendamos que acesse o site: www.mormon.org/por

1.A. Organização das Testemunhas de Jeová

Testemunhas de Jeová e Mórmons

Charles Taze Russell

“A organização atual das Testemunhas de Jeová começou no fim do século 19. Naquela época, um pequeno grupo de estudantes da Bíblia perto de Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, começou uma análise sistemática da Bíblia. Eles comparavam as doutrinas ensinadas pelas igrejas com o que a Bíblia realmente ensina. Eles começaram a publicar suas conclusões em livros, jornais e na revista que hoje é chamada A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová. Um dos membros desse grupo de estudantes sinceros da Bíblia era um homem chamado Charles Taze Russell.” [1]

Para um Testemunha de Jeová, Russell, embora tenha tomado a dianteira na obra educativa bíblica não foi o fundador de uma nova religião, já que Jesus é o Fundador do cristianismo.

“Russell fundou a Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião, sendo que esta associação religiosa é hoje conhecida como Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia [2]. Estava deste modo formado o principal instrumento legal do grupo religioso que posteriormente viria a ficar conhecido por Testemunhas de Jeová, visando a realização da sua obra mundial de evangelização.” [3]

1.B. Comparação com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o Reino do Senhor na Terra. É uma restauração da Igreja Primitiva, que o próprio Cristo estabeleceu. A Igreja não foi restaurada por meio de estudo bíblico – embora uma passagem da Bíblia tenha motivado Joseph Smith a procurar Deus – com a finalidade descobrir qual das denominações existentes em sua época era verdadeira. Joseph recebeu uma resposta impressionante e inesperada: Deus, o Pai, e Jesus Cristo lhe apareceram. Joseph Smith não seu uniu a nenhuma Igreja – mas foi preparado, por meio de visões e ministrações angelicais, para ser um profeta. Em 1830, ele, organizou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Saiba mais.

2.A. As Testemunhas de Jeová Hoje

Hoje, conforme as Testemunhas de Jeová realizam intenso proselitismo em mais de 230 países. (Você já deve ter visto Testemunhas de Jeová batendo de porta em porta ou falando com as pessoas na rua). Somam mais de 8 milhões de membros, que realizam mais de 10 mil estudos bíblicos em 155 mil congregações [4]

Eles se reúnem em “Salões do Reino”. Suas reuniões são para todos as pessoas, e não apenas membros.

O financiamento das atividades dos Testemunhas de Jeová é realizado por meio de doações. Não há coletas durante as reuniões – e não há dízimo. O clero não é remunerado.

“Os donativos enviados aos escritórios das Testemunhas de Jeová são usados para ajudar vítimas de desastres naturais, apoiar nossos missionários e ministros viajantes, ajudar a construir nossos locais de adoração em países em desenvolvimento e imprimir e despachar Bíblias e outras publicações cristãs.” [5]

Eles possuem um ótimo site, com bastante recurso: como vídeos, explicações doutrinárias artigos. Eles também possuem um bom serviço de ajuda humanitária: http://www.jw.org/pt/noticias/ E ótimos recursos para Juventude.

2.B. Comparação com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem mais de 15 milhões de membros, estando espalhada por todo mundo. Há quase 100 mil missionários – e milhares de unidades que congregam membros (chamadas alas).

Os membros da Igreja acreditam na Lei do Dízimo – e por isso pagam um décimo de sua renda. Esse dinheiro é utilizado para construir capelas e Templo, imprimir livros e divulgar o Evangelho. Não há coletas nas reuniões.

A Igreja possui um amplo programa de ajuda humanitária.

A Igreja possui o maior conteúdo religioso na internet – com centenas de sites, vídeos e artigos.

As organizações da Igreja são voltadas para crianças (Primária), Jovem (Rapazes e Moças), Adultos Solteiros e Casados. Há um Sistema Educacional e muitas atividades e programas. 

3.A. Crenças

Jeová, para os Testemunhas de Jeová, é o nome de Deus. “Assim, o nome Testemunhas de Jeová nos identifica como um grupo de cristãos que declaram a verdade sobre Jeová, o Criador de todas as coisas. Nós damos testemunho às pessoas por nosso modo de viver e por lhes falar sobre as coisas que aprendemos na Bíblia.]” [6] Jeová é o Criador do mundo, e o Deus dos profetas.

Testemunhas de Jeová e Mórmons

Reunião dos Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová tem uma amor muito grande pela Bíblia. Jason D. BeDuhn, professor adjunto de estudos religiosos, escreveu: “[As Testemunhas de Jeová formaram] seu conjunto de crenças e práticas com base na Bíblia, sem ideias preconcebidas sobre o que ela deveria dizer.” Elas harmonizam suas crenças com o que a Bíblia diz; não a interpretam de acordo com suas preferências. Ao mesmo tempo, reconhecem que nem tudo na Bíblia deve ser entendido ao pé da letra. Por exemplo, os sete dias da criação são figurados, ou seja, referem-se a longos períodos de tempo. [7] A versão da Bíblia utilizada pelos Testemunhas de Jeová chama-se “Tradução do Novo Mundo”, que utiliza uma “linguagem moderna e de fácil compreensão, procurando esclarecer expressões bíblicas [8]

As Testemunhas de Jeová não acreditam na Trindade. Não, no conceito usual: no qual Cristo é representando como Deus, ao lado do Pai. E isso, porque Cristo foi “criado”. Entretanto, para um Testemunha de Jeová é claro que Cristo é o Salvador do mundo – e ninguém vai ao Pai se não por Ele.

Um aspecto doutrinário muito relevante dos Testemunhas de Jeová é  a doutrina do Reino de Deus e a eleição dos 144 mil. “Esse é um governo celestial composto por um Rei — Jesus Cristo — e 144 mil homens e mulheres “comprados da terra” que reinarão com ele no céu. Eles governarão a Terra, que ficará livre de toda a maldade e será habitada por muitos milhões de humanos tementes a Deus. Todavia, os Testemunhas de Jeová acreditam que serão salvos mais pessoas além dos 144 mil, mas que não terão o mesmo status e posição, sendo porém, felizes no paraíso – o qual será nesta Terra, após sua transformação final. [9]

As Testemunhas de Jeová, ao excomungarem um membro, evitam-no ao máximo em suas congregações, pois entendem que a Bíblia assim ensina.

Elas obedecem a lei do país, a menos que atentem contra a Palavra de Deus. Contudo são sempre neutras politicamente, e, portanto, não votam e nem se candidatam a cargos públicos.

3.B. Comparação com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Jeová é Jesus Cristo – e não Deus, o Pai. E Ele realmente é o Criador do mundo, e o Deus que falou aos profetas. Ele é o Salvador, que morreu por nós, e viveu novamente por nós. Ele faz parte da Santíssima Trindade – e nesse quorum governante, os três personagens são distintos, mas unidos em proposito.

Os membros da Igreja amam e valorizam a Bíblia. Utilizamos a versão de João Ferreira de Almeida em português. Também crêem que Deus revelou outras escrituras: como o Livro de Mórmon – que testifica das verdades bíblicas.

Nossa crença quanto aos 144 mil é bem diferente das Testemunhas de Jeová. Cremos que todas as pessoas podem ser salvas por meio da Expiação de Jesus Cristo e a obediência à suas leis. Cremos que, no final dos tempos, 144 mil sumos sacerdotes serão reunidos em um grande reunião que antecederá a 2º Vinda, conforme é ensinado em Apocalipse em em D&C 77:11.

Os santos dos últimos dias são incentivados a participar da política – mas a Igreja, como Instituição é neutra.

4.A. Peculiaridades

Doação de Sangue – As Testemunhas de Jeová procuram tratamento médico e não são contra a medicina e os avanços milagrosos nesta área. Elas não acreditam em cura pela fé. Em seu site lemos: “Isso é mais uma questão religiosa do que médica. Tanto o Velho como o Novo Testamento claramente nos ordenam a nos abster de sangue. Além disso, para Deus, o sangue representa a vida. Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida. [10]

Aniversário – As Testemunhas de Jeová não comemoram aniversários, pois acreditam que Deus não deseja que haja tal comemoração [11]

Páscoa e Natal. Os Testemunhas de Jeová não comemoram nem o Natal nem a Páscoa. Para eles Cristo ordenou que se lembrassem de sua morte, não de seu nascimento ou ressurreição. Quanto ao Natal eles dizem que se origina de uma festa pagã e não é aprovado por Deus. [12] Eles também não comemoram a Páscoa: “Nós acreditamos que as origens dos costumes da Páscoa moderna, que vêm de antigos ritos de fertilidade, a tornam inaceitável para Deus. Ele exige que lhe demos “devoção exclusiva” e se sente ofendido com formas de adoração que incluem práticas que ele não aprova. [13]

Sacramento. A Santa Ceia não é distribuída com frequência. Apenas uma vez por ano. E somente alguns podem provar dos emblemas sagrados – apenas aqueles que fazem parte do seleto grupo dos 144 mil [14]

Clero e Organização. Não há clero remunerado entre os Testemunhas de Jeová. Os ministros viajantes recebem uma ajuda de custo. “Cada congregação é supervisionada por um corpo de anciãos, ou grupo de homens responsáveis. Cerca de 20 congregações formam um circuito, e cerca de 10 circuitos formam um distrito. As congregações recebem visitas regulares de anciãos viajantes, conhecidos como superintendentes de circuito e de distrito.” [15]

Segunda Vinda de Cristo. Testemunhas de Jeová raramente usam o termo segunda vinda. A escatologia das Testemunhas de Jeová afirmam que no ano de 1914 teve início a segunda vinda de Cristo com o início do “tempo do fim” e “da conclusão do sistema de coisas” e dos “últimos dias” As Testemunhas de Jeová usam todos estes termos para se referirem a esse período entre 1914 e o Armagedom, que antecederá o Milênio.

4.B. Comparação com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Sumariamente não cremos que seja errado doar sangue ou órgãos. Nem deixamos de comemorar aniversários e festas como o Natal e a Páscoa. Entendemos que o materialismo é um grande mal, mas apreciamos a confraternização. De fato, mesmo uma leitura superficial da Bíblia já demonstra que o povo de Deus sempre teve festas. Embora o origem da data em que comemoramos o Natal seja duvidosa – lembrar de Cristo nesta época é maravilhoso.

Acreditamos que todos os que se batizaram, ao tomarem o Sacramento (o pão e a água em lembrança de Cristo) renovam-se espiritualmente. As pessoas que não são batizadas podem participar também, se desejarem.

Todos na Igreja são voluntários, e não há lideres remunerados. Cerca de 200 membros foram uma ala, que é liderada por um bispo. Seis alas foram uma Estaca. As Estacas formam uma Área, que é liderada por um Setenta. Temos 12 Apóstolos que viajam pelo mundo – e um profeta vivo, o porta-voz de Deus.

Cremos absolutamente que Cristo voltará a Terra. Mas não sabemos quando. Sabemos que esta próxima.

_______________

NOTAS

Utilizei como fonte principal para as informações sobre as Testemunhas de Jeová o site: http://www.jw.org/pt  

[1] http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/fundador/  

[2] “A Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania (Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia) é uma entidade sem fins lucrativos formada em 1884 sob as leis do Estado de Pensilvânia, EUA. É usada pelas Testemunhas de Jeová para apoiar sua obra mundial, o que inclui a produção de Bíblias e publicações bíblicas.

Segundo seus estatutos, os objetivos dessa Sociedade são “religiosos, educacionais e beneficentes”, principalmente “pregar e ensinar o evangelho do Reino de Deus, sob Cristo Jesus”. Uma pessoa se torna associada a essa entidade apenas por convite, não porque doou um certo valor. Os membros e diretores da Sociedade apoiam o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová.

Além da Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, as Testemunhas de Jeová usam dezenas de associações jurídicas em vários países. O nome de algumas dessas associações incluem os termos “Watch Tower”, “Watchtower”, ou uma tradução desses termos.” (Fonte: http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/watch-tower-torre-de-vigia/ )

Outras Notas

[3] Wikipédia “Testemunhas de Jeová”

[4] Dados de Agosto de 2015: http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/  

[5] http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/obra-financiada/  

[6] http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/nome-testemunhas-de-jeova/  

[7] http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201008/em-que-testemunhas-jeova-acreditam/  

[8] http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/apendice-a/tnm-revisao-caracteristicas/

[9] http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201008/em-que-testemunhas-jeova-acreditam/ e  http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/quem-salvo/

[10] http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/por-que-testemunhas-jeova-nao-transfusao-sangue/

[11] http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/aniversarios/

[12] http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/por-que-nao-comemoram-natal/

[13] http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/por-que-nao-comemoram-pascoa/

[14] “Quem deve comer ou beber desses símbolos usados na Celebração? Logicamente, apenas os que estão no novo pacto — isto é, aqueles que têm a esperança de ir para o céu — devem comer do pão e beber do vinho. O espírito santo de Deus os convence de que eles foram escolhidos para ser reis celestiais. Eles estão também no pacto do Reino junto com Jesus.

Que dizer daqueles que têm a esperança de viver para sempre no Paraíso na Terra? Eles obedecem à ordem de Jesus e assistem à Ceia do Senhor, mas comparecem como observadores respeitosos, não como participantes do pão e do vinho. Uma vez por ano, depois do pôr do sol de 14 de nisã, as Testemunhas de Jeová celebram a Ceia do Senhor. Embora apenas alguns milhares de pessoas no mundo inteiro professem ter a esperança celestial, essa celebração é preciosa para todos os cristãos. Trata-se de uma ocasião em que todos podem refletir a respeito do superlativo amor de Jeová Deus e de Jesus Cristo.” (Fonte: site oficial do Testemunhas de Jeová).

[15] http://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/congregacoes-organizadas/

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Aniversário do Profeta Presidente Thomas S. Monson
Presidente Monson Celebra Seu 88º Aniversário
Mórmons fazendo história da família
Divulgadas Estatísticas do Evento Mundial de Indexação

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *