O que os Santos dos Últimos Dias acreditam sobre anjos?
Anjos são seres que despertam grande curiosidade entre cristãos e não-cristãos. Eles são caracterizados de diferentes formas e descritos de maneira distinta. Nesse artigo, falaremos sobre o que os Santos dos Últimos Dias acreditam sobre os anjos, o que nossos líderes já ensinaram sobre eles e quais são os tipos de anjos que acreditamos existir.
O que a Igreja de Jesus Cristo já disse sobre os anjos
Segundo o Guia Para o Estudo das Escrituras:
“Os anjos que são espíritos são seres que ainda não obtiveram um corpo de carne e ossos ou são aqueles que já tiveram um corpo e aguardam a ressurreição. Os anjos que têm corpo de carne e ossos foram ressuscitados ou são seres transladados.”
Aprendemos também, por meio de revelação moderna, que os anjos são mensageiros do Senhor. Eles podem ter designações ou responsabilidades diferentes, e até mesmo demonstrar autoridade e poderes distintos. E um detalhe, não acreditamos que eles possuem asas ou aspecto infantil.
O Élder Jeffrey R. Holland disse:
“Desde o princípio até o decorrer das dispensações, Deus tem usado anjos como emissários para transmitir amor e interesse por Seus filhos […] Em geral, tais seres não são vistos. Às vezes, são. Porém, visíveis ou não, eles estão sempre próximos. Por vezes, seu papel é de enorme importância e tem significado para o mundo como um todo. De vez em quando, as mensagens são mais pessoais. Ocasionalmente, o objetivo angélico é alertar. Mais comumente, no entanto, é de consolar, prover algum tipo de atenção misericordiosa ou orientação em épocas difíceis.”
Conforme o GEE, existem anjos que possuem um corpo de carne e ossos e os que são espíritos. Existem os anjos de Deus e os anjos de Satanás. E hoje, vamos falar sobre cada um dos anjos do Senhor.
Tipos de anjos
Para entendermos melhor os tipos de anjos existentes, precisamos voltar à vida pré-mortal. Antes de nós existirmos aqui na Terra, todos nós já existíamos em espírito e vivíamos juntamente com nosso Pai Celestial. Lá, não tínhamos um corpo físico, de carne e ossos, éramos somente espíritos.
Todos os filhos espirituais de Deus que aceitaram Seu plano, tiveram a oportunidade de vir para a Terra e então receber um corpo para aprender por meio de uma experiência mortal. Alguns filhos espirituais de Deus rejeitaram esse plano, e foram afastados da presença de Deus, pois seguiram Satanás. Esses últimos se tornaram os anjos de Satanás – mas esse assunto ficará para um próximo artigo.
1. Anjos que não possuem um corpo
Os anjos que não possuem um corpo, ou seres espirituais, podem ser divididos em pré-mortais e pós-mortais. Os seres pré-mortais são espíritos que ainda não nasceram na Terra. Os pós-mortais já tiveram uma experiência na Terra, mas ainda não ressuscitaram.
Um exemplo de anjos pré-mortal das escrituras é o anjo que apareceu a Adão e Eva para ensiná-los após muitos dias que eles haviam sido expulsos do Jardim do Éden (Moisés 5:6-7).
2. Anjos que possuem um corpo
Os anjos que possuem um corpo também podem ser divididos em duas categorias. Seres que já ressuscitaram e seres transladados.
Os primeiros são pessoas que já passaram por sua experiência mortal e já ressuscitaram com um corpo perfeito e glorificado. Um exemplo bem conhecido de um anjo com corpo ressurreto é Morôni.
Os anjos que possuem um corpo e que foram o resultado de serem transladados são bem raros. Essas pessoas viveram de maneira tão digna na Terra que receberam a promessa de não ver a morte, nem a dor. Algumas delas permanecerão vivendo na Terra até a segunda vinda de Cristo, como por exemplo o apóstolo João.
Os anjos terrenos
Mas, nem todos os anjos estão dentro dessas duas categorias, os mortais, quando cumprem missões divinas são identificados como anjos também. Sobre eles, o Élder Holland explica:
“Quando falamos daqueles que são instrumentos na mão de Deus, lembramo-nos de que nem todos os anjos vêm do outro lado do véu. Alguns deles caminham conosco e falam conosco — aqui, agora e todos os dias. Alguns deles moram em nossa própria vizinhança. Alguns deles nos trouxeram ao mundo e, no meu caso, um deles concordou em casar-se comigo. De fato, o céu não pode parecer mais próximo do que quando vemos o amor de Deus manifestado na bondade e na devoção de pessoas tão boas e tão puras, que “anjo” é a única palavra que nos vem à mente.”
O Élder Carlos A. Godoy também ensinou que, se temos a oportunidade, podemos nos tornar instrumentos nas mãos do Senhor e ajudar as pessoas ao nosso redor:
“Irmãos e irmãs, eu acredito em anjos! Estamos todos aqui hoje, um exército gigante de anjos designados para estes últimos dias a fim de ministrar aos outros como uma extensão das mãos de nosso amado Criador. Prometo que, se estivermos dispostos a servir, o Senhor nos dará oportunidades de sermos anjos ministradores. Ele sabe quem precisa da ajuda de anjos e os colocará em nosso caminho. O Senhor coloca diariamente em nosso caminho aqueles que precisam da ajuda de anjos.”