fbpx

Quem é o Davi que há de surgir nos últimos dias?

Você já ouviu falar dessa ideia de que um homem chamado Davi vai aparecer nos últimos dias e governar Israel, porque o primeiro Davi cometeu pecados? Pois é, muita gente comenta sobre isso, mas precisamos ter cuidado com essa interpretação.

Embora as escrituras mencionem um novo Davi que reinará (como em Jeremias 33:15-21), a interpretação popular pode estar equivocada. O Davi que vai governar a casa de Israel nos últimos dias não é o Élder David A. Bednar, como alguns membros já especularam.

E também não é qualquer outro homem chamado “Davi” ou mesmo o homem poderoso e forte mencionado em Doutrina e Convênios 85:7. Esse Davi das escrituras que reinará é, na verdade, o próprio Senhor Jesus Cristo.

Jesus Cristo é o verdadeiro Pastor

Em Ezequiel 34:11, 15, 26 lemos:

“Porque assim diz o Senhor Deus; Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei… eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas… E suscitarei sobre elas um pastor, ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor… O meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu o Senhor, o disse.”

Aqui, fica claro que o “Davi” mencionado é Jesus Cristo, o Pastor de nossas almas (como também explicado em Doutrina e Convênios 50:44 e Alma 5:37-38). Ele é quem vai governar seu povo.

Isaías e o renovo de Davi

Essa mesma doutrina é explicada em Isaías, quando se fala sobre o Renovo de Davi (Isaías 11:1). Joseph Smith nos ensinou que esse Renovo de Davi é Cristo (Doutrina e Convênios 113:1-2). O Élder Bruce R. McConkie também esclareceu:

“O Renovo de Davi é Cristo, isso está perfeitamente claro. Agora vemos que Ele é chamado Davi, que é um novo Davi, o Davi Eterno que reinará para sempre no trono de seu antigo antepassado: ‘porque será naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos’… que eles ‘servirão ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei’ (Jeremias 30:8-9)… O Trono de Davi foi derrubado séculos antes do nascimento de Cristo… As promessas, porém, persistem. O trono eterno será restaurado no devido tempo, e ocupado por um novo Davi, que reinará para todo sempre” (The Promised Messiah, pg. 192-195).

Por que comparar o reino de Cristo ao de Davi?

Mas por que o reino de Jesus Cristo é comparado ao reino do Rei Davi? O Guia para Estudo das Escrituras explica que

“Apesar dessas calamidades, o reinado de Davi foi o mais brilhante da história israelita, pois (1) uniu as tribos em uma só nação, (2) assegurou a posse incontestável do país, (3) baseou o governo na religião verdadeira, de modo que a vontade de Deus era a lei de Israel. Por essas razões, o reinado de Davi mais tarde foi considerado como a época de ouro da nação e um protótipo da era mais gloriosa que o povo esperava, quando o Messias viesse (Isaías 16:5; Jeremias 23:5; Ezequiel 37:24–28).”

Agora, após examinar essas escrituras, sabemos que o Davi que reinará nos últimos dias é o próprio Senhor Jesus Cristo, cumprindo todas as promessas e profecias.

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *