Manuscrito Spaulding – Resposta Oficial da Igreja

Mormonsud.net esta divulgando respostas à uma série de questões polêmicas, produzidas por estudiosos e disponibilizadas no site oficial da Igreja. O propósito desses textos é reunir informações precisas de diversas fontes e publicações diferentes para inseri-las na seção Tópicos do Evangelho do site LDS.org, onde o material pode ser acessado com mais facilidade e estudado pelos membros da Igreja e por outras pessoas que se interessarem. A Igreja dá grande ênfase ao conhecimento e à importância de estar bem informado sobre a história, doutrina e práticas da Igreja.
No início do século XIX, um homem chamado Solomon Spaulding escreveu uma história fictícia a respeito de antigos romanos que vieram para a América do Norte. Alguns críticos da Igreja alegaram que Joseph Smith usou o manuscrito para escrever o Livro de Mórmon. Essa alegação foi desacreditada inúmeras vezes por pessoas tanto de dentro quanto de fora da Igreja. O Livro de Mórmon foi traduzido de antigos registros pelo dom e poder de Deus. Não tem nenhuma relação com o manuscrito Spaulding.
Como outras tentativas de desacreditar o Livro de Mórmon, a teoria do manuscrito Spaulding baseava-se na crença de que um homem pouco instruído como Joseph Smith não poderia ter criado um livro tão rico em detalhes como o Livro de Mórmon e que, portanto, deve ter obtido o conteúdo dele de alguma outra fonte. Na verdade, Joseph Smith não criou o Livro de Mórmon. Ele o traduziu de antigos registros pelo dom e poder de Deus. Onze testemunhas viram as placas das quais o Livro de Mórmon foi traduzido. Embora algumas dessas pessoas tenham deixado a Igreja, nunca negaram seu testemunho de que o Livro de Mórmon era a palavra de Deus.
Aqueles que desejarem saber se o Livro de Mórmon é verdadeiro podem adquirir esse conhecimento por meio do Espírito Santo, que é prometido a todos os que sinceramente buscarem: “Quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo” (Morôni 10:4).