fbpx

Estudioso da Igreja escreve sobre Sacerdócio e Questões de Gênero

marcus martinsMarcus Helvécio Martins, Ph.D. atualmente decano associado de educação religiosa na Universidade Brigham Young – Havaí, disponibilizou uma monografia sob o título “A Doutrina do Sacerdócio e Questões de Gênero”.  O texto foi base para uma apresentação em um fórum de professores de religião na Brigham Young University – Provo, Utah, que aconteceu na quinta-feira passada, 25 Fevereiro 2016.
No texto, o Irmão Martins explica a doutrina do sacerdócio de maneira clara e bem fundamentada. Inclusive aborda questões como: as mulheres e o sacerdócio e o casamento homossexual. A conclusão do Irmão Martins é de que a compreensão mais abrangente da doutrina do Sacerdócio é a chave para um entendimento mais ampliado sobre os direitos civis e o casamento. Alguns trechos estão abaixo:
APRESENTAÇÃO. Quando eu tinha 16 anos meu pai me instruiu a aprender a realizar as ordenanças do Sacerdócio Aarônico—o batismo por imersão, a administração do sacramento, e o conferimento do Sacerdócio Aarônico. Embora naquele momento, em 1975, ele e eu não pudéssemos portar o sacerdócio, meu pai ainda assim me disse para estudar as ordenanças, porque, como ele disse, “Isso é o que um jovem de 16 anos de idade deve aprender na Igreja nessa idade.” Assim começou meu estudo do sacerdócio, suas ordens, ofícios, chaves, ordenanças, direitos, etiqueta, e bênçãos. Meu pai e eu recebemos o sacerdócio em 1978, dez dias após o anúncio da revelação de que reinstituiu a ordenação ao sacerdócio para homens santos dos últimos dias com ascendência africana negra. Desde então, tive a honra de servir várias vezes em designações de liderança do sacerdócio, o que fez meus estudos tornarem-se ainda mais significativos para mim. Depois de quatro décadas eu ainda estou estudando, mas o que eu aprendi até agora me trouxe muito esclarecimento e satisfação.
ALCANCE E GLÓRIA DO SACERDÓCIO. O sacerdócio emana dos mundos eternos—regiões imortais e glorificadas onde a nobreza dos céus se engaja no trabalho infindável de organizar, rebaixar, redimir, e glorificar mundos sem fim e seus inúmeros ocupantes, sejam eles espíritos, seres humanos mortais, seres humanos transladados, ou as inúmeras formas de vida animal e vegetal. O poder do sacerdócio está em toda parte e governa todas as coisas (D&C 88:13). Na terra, quando exercido em retidão, sua autoridade permite a manipulação dos poderes do céu (D&C 121:36)—os poderes que dão e governam a vida, a luz, e permitem que seres divinos, e aqueles seres mortais autorizados e inspirados a agir em seu nome com fé, exerçam controle sobre o espaço, a matéria e, possivelmente, o próprio tempo, de acordo com a vontade de Deus (Helamã 12:8-17; 3 Néfi 26:3; D&C 121:12; Abraão 2:8). A mais elevada e mais sagrada expressão do poder e autoridade do sacerdócio é encontrada na criação, redenção e glorificação de todas as formas de vida—especialmente na criação, redenção e exaltação da vida humana (D&C 88:17-20, 25-26; 77:2-3).
MULHERES E O SACERDÓCIO. Todo santo dos últimos dias digno, homem ou mulher, que recebe a sua própria investidura recebe simbolicamente esse “poder do alto”, que será usado para fortalecer a capacidade da pessoa de guardar os mandamentos de Deus e ser um discípulo de Jesus Cristo mais refinado e eficaz. Praticamente as mesmas ordenanças que homem fiel recebe no templo, serão recebidas por uma mulher fiel. Assim, as ordenanças da casa do Senhor funcionam como um grande equalizador entre os dois sexos, concedendo as mesmas bênçãos e honras, e uma igual promessa de exaltação, para homens e mulheres.
QUESTÕES DE GÊNERO – CASAMENTO POR PESSOAS DO MESMO SEXO. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias apoia a idéia de que a cidadania ou os direitos constitucionais devem ser afirmados para todos, quando se referem a habitação, emprego, saúde e outros aspectos puramente seculares da vida em uma sociedade. No entanto, várias sociedades modernas decidiram recentemente que os direitos de cidadania também devem incluir o direito ao casamento do mesmo sexo. Tal idéia só poderia ser considerada consistente sob uma abordagem puramente secular, focalizando unicamente no direito constitucional de acesso aos serviços do governo. Ou, em outras palavras, se alguém secularizasse, redefinisse e degradasse a instituição do casamento ao nível de um simples “serviço governamental”, então poderia ser justificado dizer que nenhum contribuinte deveria ser privado desse serviço público. E sob essa abordagem exclusivamente secular, a posição da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sobre casamento e família seria difícil de entender, e para alguns, indefensável.
Mas é precisamente aqui que a doutrina do sacerdócio nos permite compreender a posição firme da Igreja sobre esta questão. Se Deus não existe, então a expressão de qualquer desejo, apetite, ou paixão humanos poderia ser defendida sob a bandeira dos direitos individuais. Mas, no fundamento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, encontramos o testemunho do Profeta Joseph Smith de que os céus se abriram e que na verdade existe um Deus, um ser real, tangível, com um corpo imortal e glorificado de carne e ossos, que é o Pai Eterno de nossos espíritos. Esse testemunho nos leva a entender que existem aspectos da nossa experiência humana que são divinamente estabelecidos, e que não podem ser alterados pelas volúveis leis e costumes da sociedade.
(…)
E assim é conosco hoje em dia. As estipulações do plano de salvação continuam a desafiar muitos pelo mundo a fora. Alguns dos nossos queridos irmãos e irmãs têm encontrado dificuldade em colocar de lado suas inclinações sócio-políticas e filosóficas a fim de abraçar plenamente a posição da Igreja sobre o casamento e a família. Pessoalmente, eu acredito que a dificuldade pode ser baseada em ainda não terem compreendido as vistas gloriosas e enobrecedoras oferecidas pela doutrina do sacerdócio concernente ao casamento e à família
Para ler o texto completo em português clique aqui. Para ler em inglês clique aqui.
O Irmão Martins é autor do livro “Setting the Record Straight: Blacks and the Mormon Priesthood” (“Fazendo o Registro Correto: Negros e o Sacerdócio Mórmon”), e serviu como presidente de missão, duas vezes como bispo, sete vezes como membro de sumo conselhos de estaca, e três vezes como oficiante do templo. Ele e sua esposa Mirian são pais de quatro filhos e avós de seis netos.
| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
dia do senhor
Dicas Para Mães com Crianças Pequenas na Sacramental
Por que a Igreja ensina que houve uma apostasia se Mat 16:18 afirma...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *