fbpx

Dinossauros no Plano de Salvação

Dinossauro e teologia

Dinossauros são incríveis! De todos os tamanhos e formas, carnívoros e herbívoros, com chifres e garras: eles instigavam a nossa imaginação!

DINOSSAUROS REALMENTE EXISTIRAM?

A primeira coisa importante a se dizer a respeito dos dinossauros é que eles existiram mesmo! Algumas pessoas, por incrível que pareça, não acreditam em dinossauros. Elas acham que os milhares de fósseis encontrados pelo mundo são apenas resquícios de animais grandes que morreram no diluvio ou mesmo invenção da mente humana! Mas dinossauros de fato existiram! O Elder James E. Talmage, que foi um renomado geólogo e membro do Quórum dos Doze Apóstolos, disse que os animais fossilizados – que incluem os dinossauros “viveram e morreram, de era em era, enquanto a Terra ainda não estava pronta para o homem ser colocado nela.” [1]

A segunda coisa importante a se dizer sobre os dinossauros é que eles NÃO vivem mais entre nós. Eles não convieram com os homens na Terra. Eles não estavam no Jardim do Éden – e certamente não se afogaram no dilúvio, como alguns sustentam. Mesmo que ignorássemos os estudos geológicos (o que não faremos!) saberíamos disso pelo próprio relato da Bíblia: Deus preservou, através da Arca de Noé, as espécies animais, inclusive os répteis [2]. Os dinossauros são répteis por excelência – e mesmo que os dinossauros grandões fossem deixados de lado pela graça divina, os pequenos deveriam ter adentrado na arca – o que, evidentemente, não aconteceu!

O Senhor não revelou a conexão dos dinossauros com o Plano de Salvação. O que sabemos é que os dinossauros viveram, morreram – e depois, Adão foi colocado na Terra.

Ciência e Fé

As teorias que procuram explicar a origem e destino dos dinossauros e as doutrinas do Evangelho Restaurado de Jesus Cristo poderão ser investigadas seriamente por nós em algum momento da vida. Nesta ocasião o Espírito Santo poderá conceder-nos um vigoroso testemunho do Evangelho. E poderemos aprender muito ao considerar as descobertas da ciência. Nossa crença na verdade absoluta nos impele a procurar conciliar as verdades do evangelho com as descobertas da ciência. Mas até que o Senhor nos revele todas as coisas, poderão ocorrer aparentes conflitos. Será útil, então, recordar que (1) o conhecimento obtido pelo método cientifico é falível e tende a mudar com novas descobertas; (2) nossa capacidade de compreender a imensidão da obra de Deus é pequena; e (3) depois que descobrirmos algo por meio do Espírito Santo podemos ter certeza de que sabemos a verdade – e não precisamos nunca mais duvidar.

O fato de sabermos muito pouco sobre os dinossauros e seu papel no Plano de Salvação – tanto pelo conhecimento cientifico, como pelo espiritual – não pressupõem que um dia não saberemos mais. Em Doutrina e Convênios lemos:

“Sim, em verdade vos digo: No dia em que o Senhor vier, ele revelará todas as coisas— Coisas passadas e coisas ocultas que nenhum homem conheceu, coisas da Terra pelas quais foi feita e seu propósito e seu fim— Coisas muito preciosas, coisas que estão no alto e coisas que estão em baixo, coisas que estão dentro da terra e sobre a terra e nos céus.” [3]

Paciência

Dinossauro e teologia

Entre as “coisas que estão dentro da Terra” podemos incluir os “fósseis de dinossauros”. Portanto, o conhecimento pleno sobre o “papel dos dinossauros no Plano de Deus” será revelado “no dia” em que o Senhor voltar.

Talvez seja assim por amor celeste e justiça divina. Se tivéssemos respostas com muita facilidade, isso seria, no mínimo, uma evidencia de um Criador finito e fraco. E mais: se Deus nos dissesse tudo o que quiséssemos na hora que exigíssemos: isso seria para nós maldição em vez de bênção [4], pois não podemos suportar todas as coisas agora [5].

O fato dos dinossauros terem sido removidos abruptamente do planeta (talvez por um enorme meteoro) não esta em desacordo com o Evangelho, pois Deus extingue os animais para cumprir seus propósitos [6]. Todavia, o mesmo Evangelho também nos ensina que aquilo que morre, ressuscita. Assim, até mesmo os dinossauros ressuscitarão [7].

Ao nos divertirmos com filmes e desenhos sobre esses animais incríveis – e até especular como viveram e morreram, não podemos permitir as teorias dos homens (que estão sempre mudando) e também nossa própria imaginação destruam nossa fé – que se mostra verdadeira para nosso bem-estar eterno [8].

__________________

NOTAS

 [1] Tradução livre de “Questions and Answers,” Tambuli, Apr 1988, 29–32. Fonte: https://www.lds.org/liahona/1988/04/questions-and-answers?lang=eng

[2] Gênesis 7:8-9

[3] D&C 101:32-34

[4] Um conhecimento superior ao que somos capazes acaba sendo prejudicial: Jacó 4:14

[5] D&C 50:40, 78:18

[6] Isaías 50:2, D&C 133:68

[7] O sacrifício Expiatório de Cristo (que inclui a vitória sobre a morte) foi para toda Criação, D&C 76:43

[8] II Timotéo 2:23, Tito 3:9

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Apóstolo Mórmon Boyd K. Packer
Presidente Boyd K. Packer (1924–2015)
Garota mórmon com câncer Afton Wallace
Jovem SUD passa seus últimos dias na Igreja e no templo, cuidando de...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *