6 Coisas que você pode fazer para ajudar seu bispo
Um bispo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um pastor para o povo. Ele tem muitos deveres e responsabilidades.
Vale lembrar que todos os bispos não recebem dinheiro algum por seu serviço no Reino de Deus. Eles são chamados por Deus e servem de modo voluntário por vários anos.
Com tantos deveres um bispo pode se sentir sobrecarregado. Por isso, aqui estão seis dicas do que você pode fazer para aliviar o fardo e ajudar seu bispo.
1. Cumpra seu chamado na Igreja
Na Igreja somos chamados a servir. A maior parte dos membros são ministradores. Quando cumprimos nossos chamados ajudamos o bispo. O Élder Dallin H. Oaks disse que:
“Quando [cumprimos] corretamente essas obrigações, esses chamados tão importantes aliviam consideravelmente a carga do bispado. Os [ministradores] os olhos, os ouvidos e as mãos do bispo. Irmãos e irmãs, ajudem o bispo e seus conselheiros fazendo suas visitas diligentemente e cuidando dos membros”.
2. Torne-se autossuficiente
Ser autossuficiente significa ter a capacidade de prover necessidades materiais, emocionais e espirituais a si mesmo e sua família. Quando nos tornamos autossuficientes aliviamos a carga do bispo, porque ele não vai despender seu tempo e energia para nos socorrer.
Além disso, podemos seguir o conselho do Élder Oaks e “ajudar o máximo possível os membros de nossa família imediata e nossos parentes, a fim de que o bispo não tenha de enfrentar problemas que poderiam ser resolvidos em primeiro lugar pelo indivíduo ou por seus parentes.”
3. Não importune o bispo com assuntos triviais
Embora o bispo sempre esteja disposto a ouvir, o Élder Oaks disse que:
“Outra forma de ajudar nosso bispo tão ocupado e seus conselheiros é procurar não tomar seu tempo com coisas que outros podem resolver. Se precisamos de um endereço ou telefone, ou ajuda numa tarefa rotineira, não devemos telefonar para um membro do bispado. Reservemos seu tempo para as pesadas responsabilidades que são unicamente deles. Peçamos a ajuda de outros para coisas que podem ser feitas por outras pessoas.”
4. Ore pelo bispo
Orar por nosso bispo faz toda diferença, para nós, para ele e sua família. Ele poderá ser apoiado e abençoado por nossas orações. O Élder L. Tom Perry, do Quórum dos Doze Apóstolos, prometeu que:
“Se apoiarmos nossos bispos, aprendermos a preocupar-nos com seu bem-estar e orarmos para que eles tenham sucesso em tudo que tiverem de fazer, nossa vida será abençoada sob a liderança deles, e teremos a oportunidade de seguir sua orientação inspirada ao liderarem as alas da Igreja”.
5. Procure maneiras de apoiar o bispo
Uma menina de 11 anos contou que quando o novo bispo foi apoiado pela congregação pensou em como ajudá-lo. Ela disse:
“Uma das primeiras coisas que fiz foi preparar alguns biscoitos para nosso novo bispo. Minha mãe me disse que o bispo passava muito tempo na Igreja e que às vezes perdia algumas refeições em casa, por isso embrulhei uma porção de nossos melhores biscoitos de aveia. Eu mesma fiquei batendo a massa até ficar no ponto certo. Então, quando os biscoitos ficaram prontos, levei-os cuidadosamente até a casa dele. Ele ficou encantado, mas eu queria ajudar mais.”
6. Agradeça seu bispo
Os bispos são humanos. Eles têm pontos fortes e pontos fracos. Bispos são pessoas comuns e têm estilos de liderança diferentes. Como membros, não devemos comparar um bispo com outro. Nosso chamado é saber que o bispo está fazendo o melhor que pode para cumprir o que o Senhor deseja.
Devemos reconhecer seu trabalho, não o julgar, e devemos tomar a firme decisão de não criticar nem nos envolver em fofocas e contendas. O Presidente Gordon B. Hinckley disse:
“Precisamos orar [pelos bispos]. Eles precisam de ajuda ao carregarem cargas tão pesadas. Podemos apoiá-los mais e depender menos deles. Podemos auxiliá-los de todas as maneiras possíveis. Podemos agradecer a eles por tudo o que fazem por nós”.
As responsabilidades do bispo
O Élder Oaks disse o seguinte a respeito do trabalho e responsabilidades do bispo:
Como presidente do Sacerdócio Aarônico, o bispo supervisiona pessoalmente os programas e atividades dos rapazes e das moças da ala. Como sumo sacerdote presidente, o bispo orienta todos os quóruns, auxiliares, atividades e programas da ala.
Os chamados para servir na ala estão sob sua orientação, bem como o trabalho dos mestres familiares e das professoras visitantes, a realização de ordenanças como o batismo.
Além disso, o bispo e seus conselheiros, o bispado, estão encarregados das finanças da ala ou ramo. Eles recebem dízimos e ofertas, supervisionam o orçamento e os gastos da unidade, remetem fundos e providenciam para que sejam feitos relatórios da forma adequada.
O bispo é o juiz que determina como os recursos e fundos da Igreja devem ser usados para ajudar as necessidades materiais dos membros. Ele é responsável também por auxiliar os pobres e necessitados da ala.
Além disso, o bispo é o juiz e o pastor que possui o poder de discernimento e o direito de receber revelação e inspiração para guiar o rebanho.
Veja também: Acha que está perdendo o testemunho? Faça a si mesmo as seguintes perguntas