fbpx

3 Razões Que as Mulheres Não Precisam Ser Ordenados ao Sacerdócio

Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, somente homens dignos recebem o sacerdócio, que é o poder de Deus de exercer funções em nome de Jesus Cristo, como por exemplo batizar alguém.

Recentemente, algumas pessoas tem questionado por que as mulheres não são ordenados ao sacerdócio. Embora a maioria das mulheres da igreja se sintam muito valorizados e felizes na igreja, por outras, é uma questão difícil. Aqui estão três razões do porque as mulheres não precisam de ser ordenados ao sacerdócio.

1. As mulheres têm um poder muito mais importante

mormon-prayer4Mulheres podem fazer tanto quanto os homens, mas cada gênero tem um papel individual e importante. A Família–Proclamação Ao Mundo diz:

“Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos. O sexo (masculino ou feminino) é uma característica essencial da identidade e do propósito pré-mortal, mortal e eterno de cada um.”

“Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais.”

Homens, portanto, tem um dever importante de atender às necessidades da família, presidir, e proteger. O sacerdócio ajuda ao homem para que ele possa atender as necessidades da família. Em casos que a família não tenha um membro do sexo masculino digno que possa exercer o sacerdócio, os mestres familiares e líderes da igreja ajudam com esse papel.

Mulheres tem um poder muito mais sagrado, e um poder que não precisa ser dado–pois é inato. Mulheres tem o poder de criar a vida e tem uma habilidade incrível de cuidar e criar os filhos. Os homens devem ajudar igualmente nesta responsabilidade, mas nada pode substituir o amor de uma mãe.

Este poder, não o sacerdócio ou a liderança na igreja, é o poder de mudar o futuro. É o poder de mudar o mundo, uma pessoa por vez. Como o mundo seria diferente se toda pessoa fosse criada por uma mãe amável? Neal A. Maxwell declarou o seguinte:

“Quando a história verdadeira da humanidade for revelada, retratará dos ecos de tiros, ou do som de canções de ninar? Os grandes armistícios feitos por militares ou a tranquila pacificação feita por mulheres nos lares e na vizinhança? Será que aquilo que acontece em berços e em cozinhas prove ser mais influente do que aquilo que aconteceu nos congressos? Quando as ondas dos séculos fazem com que as grandes pirâmides se desintegram em areia, a família eterna ficará, porque é uma instituição celestial, criada fora do tempo telestial.”

A maternidade é um poder e um dever mais importante do que qualquer sacerdócio. Howard W. Hunter afirmou, “A maternidade se aproxima a divindade. É o serviço mais alto e sagrado a ser assumido pela humanidade.”

2. As mulheres já exercem o sacerdócio

O Élder Dallin H. Oaks do Quórum dos Doze Apóstolos discursou recentemente em respeito das mulheres e o sacerdócio. Ele indicou que mesmo que as mulheres não fossem ordenados ao sacerdócio, elas o recebem quando realizam funções na igreja. Elder Oaks disse:

“Não estamos acostumados a dizer que as mulheres têm a autoridade do sacerdócio em seu chamado na Igreja, mas que outra autoridade poderia ser? Quando uma mulher — jovem ou idosa — é designada a pregar o evangelho como missionária de tempo integral, ela recebe a autoridade do sacerdócio para realizar uma função do sacerdócio.”

Adicionalmente, as mulheres designadas para trabalhar no templo oficiam em as ordenanças do sacerdócio. Elas não precisam receber o sacerdócio na mesma maneira que os homens recebem–elas simplesmente recebem uma designação e aí trabalham na mesma função que os homens.

Spencer W. Kimball ecoou as palavras do templo quando disse:

“Trazemos filhos para o mundo para se tornarem reis e rainhas, sacerdotes e sacerdotisas para o Senhor” (Guia do Aluno, Instituto- Doutrina e Convênios 93)

As mulheres já exercem o poder do sacerdócio e exercerão para sempre como rainhas e sacerdotisas para o Senhor, se permanecerem dignos desse chamado sagrado.

3. Nem todo mundo precisa ter o sacerdócio de uma vez

O sacerdócio nunca é usado para o benefício próprio. É impossível o usar o sacerdócio para se beneficiar: pense como seria ridículo colocar as próprias mãos sobre a cabeça e se dar uma bênção.

O sacerdócio também não pode ser usado para ganho. Nenhum líder da igreja recebe um salário — acreditamos que “artimanhas sacerdotais” (o ato de receber dinheiro por serviço ou liderança na igreja) vem do diabo. Alma disse que “se tais artimanhas tivessem sido impostas a[o] povo, teriam acarretado a sua total destruição.” Quando Simão o Mago ofereceu dinheiro para receber o sacerdócio, Pedro o amaldiçoou dizendo “O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.” (Atos 8:20) Néfi explicou o propósito verdadeiro do sacerdócio:

“Eis que ordenou o Senhor a alguém que não participasse de sua bondade? Eis que vos digo: Não; mas todo homem tem tanto privilégio quanto qualquer outro e nenhum é excluído. Ele ordena que não haja artimanhas sacerdotais; pois eis que artimanha sacerdotal é o homem pregar e estabelecer-se como uma luz para o mundo, a fim de obter lucros e louvor do mundo; não procura, porém, o bem-estar de Sião. Eis que o Senhor proibiu isto; portanto deu o Senhor Deus um mandamento de que todos os homens tenham caridade; e a caridade é amor. E se não têm caridade, nada são“ (2 Néfi 26:28-30)

mormon-MocasO sacerdócio deve ser exercido com caridade e altruísmo. Portanto, não é necessário que todo mundo tenha o sacerdócio. Durante a história, o sacerdócio tem sido restrito a grupos específicos. Antigamente no reino de Israel, o sacerdócio foi dado apenas a uma das doze tribos de Israel – a tribo de Levi (Veja Números 3:5-10). Pessoas de outras tribos não podiam ter ofício no sacerdócio Levítico.

Hoje, todos os homens dignos podem receber o sacerdócio. Mesmo assim, isso não significa que todos os homens recebem todas as chaves e poderes do sacerdócio. De fato, só Jesus Cristo possui todas as chaves do sacerdócio. Mesmo que o profeta tenha todas as chaves para liderar a igreja, ele não tem muitas chaves, como as chaves de ressurreição e da criação. Por que não? Porque não é preciso. Isso não iria nos beneficiar neste ponto em nossas vidas.

Acredito que é o mesmo com as mulheres e a ordenação ao sacerdócio. É claro que as mulheres são tão dignos e capazes quanto os homens. Porém, as mulheres não precisam exercer exatamente as mesmas funções que os homens—como disse anteriormente, elas exercem funções que são ainda mais importantes.

As Mulheres Tem um Grande Valor

Embora os protestos sobre as mulheres causam muita preocupação, fico feliz sabendo que a grande maioria das mulheres na igreja se sentem completamente felizes e valorizadas na igreja.

Presto meu testemunho que os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são inspirados por um Deus com um plano perfeito, em nome de Jesus Cristo, amém.

Este artigo foi escrito por Payton Jones

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *