fbpx

3 Considerações sobre o Arco-Íris nas escrituras

arco-írisQuem não adora ver um lindo Arco-Íris brilhando no céu? É um acontecimento lindo!

O Arco-íris é “um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta. (…) O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo.” [1]

O “arco das nuvens” é mencionado várias vezes nas escrituras – e possui significado especial. Veja três considerações sobre o Arco-Íris que talvez você não sabia, ou não lembrava:

  1. O ARCO-ÍRIS FOI UM SINAL DO CONVÊNIO DE DEUS PARA COM ENOQUE. Evidentemente desde da Criação do Mundo já existia Arco-íris, como fenômeno meteorológico. Todavia, Deus colocou “por sinal” o arco nas nuvens na época de Enoque. Na tradução de Joseph Smith da Bíblia lemos um diálogo entre Deus e Noé:”E estará o arco nas nuvens, e eu o verei para me lembrar da aliança eterna que fiz com teu pai Enoque; que, quando os homens guardarem todos os meus mandamentos, Sião retornará à Terra, a cidade de Enoque, que arrebatei para mim. E este é o meu convênio eterno: Que quando tua posteridade abraçar a verdade e olhar para o alto, então olhará Sião para baixo e todos os céus tremerão com regozijo; e a Terra estremecerá de alegria; E a assembléia geral da igreja do primogênito descerá do céu e possuirá a Terra; e terá lugar até que venha o fim.” (TJS Gênesis 9:21-23, itálicos adicionados)Com essa escritura aprendemos que o “arco nas nuvens” significa que Deus se lembrará do convênio que fez com Enoque [2]: A cidade de Sião retornará à Terra, quando a posteridade de Enoque abraçar a verdade do evangelho; Sião nos céus se regozijará. Essas coisas acontecerão no Milênio.
  2. O ARCO-ÍRIS FOI UM SINAL DE DEUS PARA NOÉ. No capítulo 9 de Gênesis Deus abençoou Noé e fez um convênio com ele e com toda a sua descendência:”Disse também Deus a Noé, e a seus filhos com ele: Eis que eu estabeleço o meu pacto convosco e com a vossa descendência depois de vós, e com todo ser vivente que convosco está: com as aves, com o gado e com todo animal da terra; com todos os que saíram da arca, sim, com todo animal da terra. Sim, estabeleço o meu pacto convosco; não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas: O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens, então me lembrarei do meu pacto, que está entre mim e vós e todo ser vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra. Disse Deus a Noé ainda: Esse é o sinal do pacto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra.” (Gênesis 9:8-17, itálicos adicionados)
  3. O ARCO ÍRIS É UM SINAL PARA NÓS A RESPEITO DA SEGUNDA-VINDA DE CRISTO. O Profeta Joseph Smith certa vez registrou: “Perguntei ao Senhor a respeito de Sua vinda; e enquanto perguntava ao Senhor, Ele deu um sinal e disse: ‘Nos dias de Noé, coloquei um arco nos céus como sinal e símbolo de que em qualquer ano em que o arco possa ser visto, o Senhor não virá; mas deve haver um tempo de semeadura e colheita naquele ano: Mas sempre que virem o arco se retirar, isso será um sinal de que haverá fome, pestes e grande aflições entre as nações, e que a vinda do Messias não está distante’.” [3]Ele disse também: ” “O Senhor colocou um arco nas nuvens por sinal de que, enquanto se o puder ver, haverá sempre semeadura e colheita, inverno e verão; mas quando desaparecer, ai dessa geração, pois eis que o fim virá rapidamente.” [4]Como sabemos devido ao que esta registrado nas escrituras, nos últimos dias, quando a Segunda Vinda estiver bem próxima, o clima sofrerá alterações. Essas alterações – como as causadas por poluição e guerras químicas, biológicas e nucleares – podem impactar os céus de modo a retirar o arco das nuvens [5].

 

Enquanto o Arco-Íris aparecer nos céus sabemos seguramente que a Segunda-Vinda não acontecerá naquela ocasião imediata – pois, o Senhor disse ao Profeta que somente quando os homens “virem o arco se retirar, isso será um sinal de que haverá fome, pestes e grande aflições entre as nações, e que a vinda do Messias não está distante”.

O Arco-Íris nos traz a certeza que Deus esta no controle de todas as coisas. Que Cristo voltará a Terra, inaugurará o milênio e estabelecerá a paz. O arco nos faz lembrar da importância dos convênios e de como o Senhor é fiel. Como o hino da primária afirma: “Procuro o Arco-Íris, depois que a chuva cai / E penso na limpeza, que uma boa chuva trás / Terei a vida limpa, como a terra após chover / Vou cada dia ser melhor – depois com Deus viver!” (“Quando eu for batizado”, Hinário da Primária – Música para as crianças)

Que possamos todos, ao olhar um belo Arco-Íris, nos lembrar do amor e misericórdia de Deus para conosco e desejar ardentemente aquele dia em que a cidade de Sião regressará e a Terra descansará em paz.

_____________

NOTAS

[1] Wikipédia

[2] Parte desse convênio é explicado na seguinte passagem – uma das mais belas que conheço:

“E Enoque tornou a chorar e a clamar ao Senhor, dizendo: Quando descansará a Terra? E Enoque viu o Filho do Homem ascender ao Pai; e clamou ao Senhor, dizendo: Não virás outra vez à Terra? Pois tu és Deus e conheço-te; e juraste-me e ordenaste-me que eu pedisse em nome do teu Unigênito; fizeste-me e deste-me direito a teu trono; e não por mim mesmo, mas por meio de tua própria graça; portanto te pergunto se não virás outra vez à Terra. E o Senhor disse a Enoque: Como eu vivo, assim virei nos últimos dias, nos dias de iniquidade e vingança, para cumprir o juramento que te fiz concernente aos filhos de Noé; E chegará o dia em que a Terra descansará, mas antes desse dia os céus escurecerão e um véu de trevas cobrirá a Terra; e os céus tremerão, assim como a Terra; e haverá grandes tribulações entre os filhos dos homens, mas meu povo eu preservarei; E justiça enviarei dos céus; e verdade farei brotar da terra para prestar testemunho do meu Unigênito; de sua ressurreição dentre os mortos; sim, e também da ressurreição de todos os homens; e justiça e verdade farei varrer a Terra, como um dilúvio, a fim de reunir meus eleitos dos quatro cantos da Terra em um lugar que prepararei, uma Cidade Santa, para que meu povo cinja os lombos e anseie pelo tempo da minha vinda; pois ali estará meu tabernáculo e chamar-se-á Sião, uma Nova Jerusalém. E o Senhor disse a Enoque: Então irás com toda a tua cidade encontrá-los lá; e recebê-los-emos em nosso seio e eles ver-nos-ão; e debruçar-nos-emos sobre seu colo e eles debruçar-se-ão sobre nossos ombros; e beijaremos um ao outro; E lá será a minha morada e será Sião, a qual sairá dentre todas as criações minhas; e pelo espaço de mil anos a Terra descansará. E aconteceu que Enoque viu o dia da vinda do Filho do Homem nos últimos dias, para habitar na Terra, em justiça, pelo espaço de mil anos.” (Moisés 7:58-65)

[3] Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, pg. 263

[4] Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 297

[5] Certa vez comentei sobre Apocalipse 8:12 e Apocalipse 16:8-9 o seguinte: “A “terça parte do sol, da lua e das estrelas será ferida [segundo essas passagens] de modo que sua emissão de luz será drasticamente reduzida. Não obstante, a temperatura será alterada e os homens serão abrasados “com fogo e grandes calores”. Parece mais provável que João estivesse dizendo que os astros seriam impedidos de brilhar por causa da iniquidade dos homens do que terem sua composição alterada de maneira natural de alguma forma, e assim emitirem menos luz. Ou seja, o Senhor não quis dizer que o sol diminuirá um terço de tamanho ou que a lua terá um pedaço considerável seu arrancado ou ainda que de todas as estrelas do céu um terço se apagará. É muito mais razoável entendermos que devido à iniquidade a Terra e o céu não serão mais os mesmos. O clima estará desregulado devido ao mal causado ao ecossistema pelo homem. Hoje não é difícil imaginar que uma guerra nuclear, por exemplo, possa criar efeitos atmosféricos, ou “vapores de fumaça”, como dizem as escrituras, que cubram boa parte da luz emitida pelos astros. Seja lá o que alterar o meio ambiente e atmosfera, todos esses sinais e desastres são advindos do pecado: os homens “não se arrependeram” e não glorificaram a Deus (Apocalipse 16:9) – e até mesmo o Arco é retirado das nuvens.” (Considerações sobre o Apocalipse, pg. 200).

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Existe uma Pessoa Eleita para se Casar Comigo?
google brasil pensa sobre os mórmons
Por que a Mormonsud é diferente de todas outras páginas?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *