fbpx

Igreja apoia a liberação de maconha medicinal em Utah?

maconha medicinal

Os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Utah expressaram recentemente o desejo de que o Poder Legislativo de Utah legalize a maconha medicinal até o final de 2018. Isso não significa que a Igreja é a favor do uso indiscriminado da droga. De fato, a Igreja é contra a “preposição 2”, que é a atual proposta legislativa para liberação do uso da maconha em Utah.

Vários estados Americanos liberaram a maconha medicinal, e Utah agora discute se a erva deve ou não ser liberada.

A Igreja contratou uma assessoria jurídica alguns meses atrás, que emitiu um parecer sobre a proposta, concluindo que a mesma não é adequada por diversas razões (entre elas contradições na proposta legislativa; deficiências na aplicabilidade da norma, caso aprovada; risco para crianças, etc.). A Igreja publicou o parecer em seu site de notícias. Lá é declarado:

“A proposta de Iniciativa de Maconha Medicinal de Utah é uma questão de grande controvérsia neste estado. Os efeitos e consequências negativos do uso de maconha em indivíduos, famílias e sociedade em geral são bem conhecidos. Há também aqueles que afirmam que tem benefícios medicinais para aqueles em algumas circunstâncias.

Consequentemente, a Igreja solicitou a um escritório de advocacia de Salt Lake City uma análise jurídica da iniciativa proposta a ser apresentada aos eleitores no próximo outono. Queríamos saber o que a iniciativa realmente faria se fosse adotada. (…) Esse memorando levanta sérias preocupações sobre esta iniciativa e as graves consequências adversas que poderiam resultar se ela fosse adotada. Convidamos todos a ler o memorando em anexo e fazer seu próprio julgamento.”

O Élder Jack N. Gerard, diretor do Departamento de Assuntos Públicos da Igreja disse:

“A proposição 2 não é a resposta certa (…) Esperamos que, quando as pessoas entenderem melhor o que está na Proposição 2, se juntem a nós para encontrar uma resposta mais apropriada em tempo hábil.”

Élder Gerard disse isso pois a Igreja entende que algumas pessoas precisam do tratamento medico urgentemente, mas a proposta legislativa, da forma como redigida, pode causar sérios problemas – como o aumento do consumo não-medicinal da droga.

O direitor de Relações Governamentais da Igreja, Marty Stephens também falou a imprensa, na mesma ocasião do Elder Gerard, e disse:

“Gostaríamos de ver isso feito este ano, em uma sessão especial deste ano. Gostaríamos de ver essas pessoas que têm necessidades – necessidades verdadeiramente médicas – capazes de obter acesso a esses medicamentos de forma adequada e segura.”

A Igreja juntou-se a uma ampla coalizão de líderes médicos, policiais, educacionais, religiosos e outros para pedir que Utah vá às urnas no dia 6 de novembro de 2018 para rejeitar terminantemente a Proposição 2. A iniciativa da maconha medicinal não protege as crianças e não demonstra alternativas para as consequências não intencionais que afligem programas de maconha medicinal em outros estados americanos, como Washington e Colorado.

Mas os líderes dos Santos dos Últimos Dias também não querem que os pacientes atormentados esperem mais tempo pelo alívio que a maconha medicinal pode proporcionar. Élder Gerard disse:

“Há urgência (…) Isso não é ‘vamos esperar até o próximo ano para ter uma conversa.’ Isso precisa ser tratado logo. Há uma urgência sobre o tema… Com essa coalizão, estamos pedindo aos funcionários públicos que ajam e ajam prontamente.”

Enquanto os debates políticos em torno da questão se intensificam, o Élder Gerard disse que a Igreja anseia por uma proposta específica, séria e histórica – que ajudará as pessoas necessitadas e ao mesmo tempo protegerá a população em geral.

O Élder Gerard afirmou ainda que o apoio público da Igreja ao uso medicinal da maconha é um reflexo da liderança do Presidente Russell M. Nelson, renomado cirurgião cardíaco que se tornou o 17º presidente e profeta da fé em janeiro deste ano.

“É realmente notável que o profeta escolhido pelo Senhor neste momento tenha grande empatia e compreensão (…) [Ele é] não apenas como um líder amoroso e compassivo da igreja, mas também o entende mais sobre o assunto, devido sua perspectiva médica.

É por isso que acho realmente significativo que tenhamos apoiado uma coalizão mais ampla para trabalhar pelo uso apropriado da maconha medicinal com as devidas salvaguardas”.

Assim, embora tenhamos a Palavra de Sabedoria – que impede o uso indiscriminado de algo prejudicial (drogas ilícitas e medicamentos sem prescrição médica) – apoia as pesquisas cientificas e se solidaria com aqueles que sentem grande dor, que poderia ser amenizada com o tratamento adequado.

Relacionado:

https://mormonsud.net/para-refletir/os-mormons-e-maconha-medicinal/

| Notícias
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
uma mulher, das moças
Conheça as 11 mulheres chamadas para o conselho geral das moças e da...
londres
Curiosidades sobre os 60 anos do tempo de Londres, Inglaterra

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *