4 Coisas para saber antes de ir para missão
O que devo saber antes de ir para a missão? Missão de tempo integral é uma experiência única e maravilhosa. Se você está se preparando para servir, provavelmente ouviu muitos conselhos de amigos e parentes. Esperamos acrescentar alguns conselhos à sua lista! Não é nada como decorar o Velho Testamento ou aprender três idiomas. Então, confira sem medo:
1º O CTM (Centro de Treinamento Missionário) é um lugar maravilhoso, mas você pode tornar-se um missionário antes de entrar lá!
No CTM estudamos e nos divertimos muito. A comida é boa, os instrutores são atenciosos e fazemos amigos de todos os lugares do país e do mundo. Além disso, as Autoridades Gerais da Igreja visitam frequentemente o CTM, e sentimos um espírito vibrante e sagrado, confirmando que a obra é verdadeira. Mas, alguns missionários têm dificuldades no CTM. Pensando nisso, o Élder David A. Bednar deu o seguinte conselho:
“Ao entrarem no CTM, vocês naturalmente sentirão saudades da família, e muitos aspectos de sua rotina diária serão novos e difíceis. Porém, para um rapaz que se preparou bem para se tornar um missionário, o ajuste básico aos rigores da obra e ao estilo de vida missionário não será opressivo nem constrangedor. Assim, um elemento-chave para se elevar o nível de preparo inclui o esforço para tornar-se um missionário antes de ir para a missão.”
Tornar-se um missionário é compreender e viver padrões elevados de retidão e convidar as pessoas a conhecerem o Salvador.
2º A missão é uma oportunidade de consagrar seu tempo e talento, e você pode começar a fazer isso agora.
Você não precisa esperar estar usando uma plaqueta preta para começar a consagrar sua vida ao Senhor. O Élder David A. Bednar ensinou:
“Obviamente o processo de tornar-se um missionário não exige que o rapaz use camisa branca e gravata para ir à escola todos os dias, ou que siga as regras de horário dos missionários para deitar-se e levantar-se, embora a maioria dos pais certamente apoiasse essa ideia. Mas, vocês podem desenvolver o desejo de servir a Deus (ver D&C 4:3), e podem começar a pensar como pensam os missionários, ler o que os missionários leem, orar como os missionários oram e sentir o que os missionários sentem. Podem evitar as influências mundanas que fazem o Espírito Santo Se afastar, e podem ganhar confiança em reconhecer e responder aos sussurros do espírito. Linha sobre linha e preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali, vocês podem se tornar gradativamente o missionário que desejam ser e o missionário que o Salvador espera que sejam.”
3º Deus espera que você use sua retidão, seus dons e seu testemunho antes e durante a missão.
O Elder M. Russell Ballard ensinou:
“Precisamos de missionários vibrantes, criativos, entusiasmados, que saibam ouvir e responder aos sussurros do Espírito Santo. Não é hora de ter fraqueza espiritual. Não podemos enviar vocês em missão para que sejam reativados, reformados, ou para receber um testemunho. Não há tempo para isso. Precisamos de que estejam cheios de ‘fé, esperança, caridade e amor, com os olhos fitos na glória de Deus’ (D&C 4:5)”.
Depois, o Elder Balalrd sugeriu “coisas simples” que os jovens que estão se preparando podem fazer, tais como: desenvolver um relacionamento significativo com seu Pai Celestial por meio da oração, santificar o dia do Senhor, trabalhar e reservar parte das economias em uma poupança, pagar integral e honestamente seu dízimo, limitar o tempo gasto com jogos no computador (e redes sociais), estudar as escrituras e servir o próximo.
4º Você amará mais o Salvador e as pessoas que encontrar na missão, e elas serão uma bênção em sua vida.
Seu presidente de missão e a esposa dele, seus companheiros, os membros da Igreja, os pesquisadores e todas as pessoas que encontrar nos 18 ou 24 meses que servir serão uma bênção em toda a sua vida, especialmente se você se empenhar ao máximo para ajudá-las achegarem-se a Cristo.
Se tiver esse desejo, e se esse for seu maior desejo, você receberá dons espirituais sagrados que serão recursos importantes para usar usar durante sua missão. Você também conhecerá melhor o Salvador Jesus Cristo e o Pai Celestial, e os amará mais intensamente.
Você pode começar agora a orar pelas pessoas que encontrará em sua missão e buscar desenvolver maior caridade. A oração, o estudo diário das escrituras, frequentar a Igreja, ir no Templo, participar do Seminário e do Instituto, são ações que contribuirão na sua preparação para servir.
Por fim, lembre-se do que o Élder Bednar ensinou:
“A obra missionária é uma manifestação da nossa identidade e herança espiritual. Fomos preordenados na existência pré-mortal e nascemos na mortalidade para cumprir o convênio e promessa que Deus fez a Abraão. Estamos aqui na Terra nesta época para magnificar o sacerdócio e para pregar o evangelho. É isso o que somos, e é por isso que estamos aqui — hoje e sempre.”
Você nasceu com a perspectiva de ser um missionário ou missionária e representar Jesus Cristo. Por isso, nunca estará sozinho e pode sempre contar com seus líderes, companheiros, com o Espírito Santo e, principalmente, com Jesus Cristo. Ele será o seu companheiro constante durante toda a sua missão.
Veja também:
O que é uma missão de serviço?
Quiz: Você sabe tudo sobre missão?