fbpx

Como me tornar mais sensível aos sussurros do Espírito Santo

Espírito Santo

Após sermos batizados, foi-nos concedido o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos. Com relação ao dom do Espírito Santo, o Presidente Lorenzo Snow aconselhou:

“Devemos esforçar-nos em aprender a natureza deste Espírito, para que possamos entender suas sugestões, e assim sermos sempre capazes de fazer o que é certo. (…) Desde o momento em que (…) [recebemos] o dom do Espírito Santo, temos um amigo, se não o afastarmos de nós fazendo o que é errado. Esse amigo é o Espírito Santo”.

(Conference Report, abril de 1899, p. 52)

Se nós guardarmos os mandamentos e vivermos à altura da companhia do Espírito Santo, teremos sempre sua companhia:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14:16)

E qual o papel do Espírito Santo em nossa vida?

“(…) O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26)

Algumas das maneiras pelas quais o Espírito Santo nos ajuda:

1. Ele revela-nos a verdade.

2. Ele ajuda-nos a aprender o evangelho.

3. Ele ajuda-nos a lembrar das coisas.

4. Ele conforta-nos em momentos de tristeza.

5. Ele protege-nos do mal.

6. Ele inspira-nos quando ensinamos o evangelho em discursos e lições.

7. Ele alerta-nos quando estamos em perigo.

8. Ele diz-nos todas as coisas que devemos fazer.

 

O Élder LeGrand Richards fez esta declaração:

“Preferiria que meus filhos e os filhos de meus filhos desfrutassem da companhia do Espírito Santo a desfrutar de qualquer outra companhia neste mundo, pois se ouvirem os sussurros do Espírito, Ele irá guiá-los em toda verdade e conduzi-los em segurança de volta à presença de Seu Pai nos céus”.

(Conference Report, abril de 1966, p. 112; ou Improvement Era, junho de 1966, p. 540)

Devido à orientação do Espírito Santo ser tão importante, deveríamos fazer tudo o que pudéssemos para sermos dignos da Sua companhia.

Mas como podemos ouvir os sussurros do Espírito Santo? Como me tornar mais sensível aos Seus sussurros?

Sussurro, como sua própria definição diz, é o ato de falar muito baixo, em tom quase imperceptível. Logo, os sussurros do Espírito virão sutilmente.

Estarmos atentos é uma das maneiras de nos tornarmos mais sensíveis aos sussurros. Quando entendemos que os sussurros podem vir a qualquer momento, começamos a prestar mais atenção às coisas que nos cercam e às pessoas que nos rodeiam. O sussurro virá calma e tranquilamente, sem que muitas vezes estejamos esperando por isso.

Noutros casos, precisaremos diminuir o volume do mundo. Muitas vezes, as coisas do mundo estão em uma frequência tão alta que não conseguimos sequer distinguir os sussurros do Espírito. Faz-se necessário, abaixar o volume do mundo. E nesse “volume do mundo”, podemos incluir várias coisas como as músicas, os filmes e séries, vídeo games, redes sociais, festas e várias coisas. Precisamos estar na mesma frequência do Espírito e aumentar o volume quando nos sintonizarmos a Ele.

Tornamo-nos mais sensíveis aos sussurros do Espírito, ao dedicarmos tempo àquilo que realmente importa- oração, estudo das escrituras, frequência ao templo, jejum, história da família etc. Fazer as coisas certas nos colocará em uma posição de receptores do influxo do Espírito Santo, fazendo com que seja ainda mais fácil distinguir os sussurros do Espírito.

Além de tudo que já foi dito, é necessário que desejemos receber a influência do Espírito. Atraímos tudo aquilo que desejamos ardentemente (Mateus 7:7), portanto, se queremos receber os sussurros do Espírito, devemos desejá-los.

Mas o primeiro passo para aguçar nossa sensibilidade para receber os sussurros do Espírito, é estarmos dignos para tal. Devemos criar nosso próprio filtro para analisarmos aquilo que é bom e aquilo que não é bom para nós, de forma a merecermos a companhia do Espírito. Em 1 Coríntios 6:12, lemos:

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, porém eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

E algo que nunca devemos nos esquecer:

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” (1 Coríntios 3: 1-17)

O Espírito Santo deseja ardentemente ajudar-nos. E quanto a nós? Desejamos ardentemente recebê-Lo?

Relacionado:

Como reconhecer os dons do Espírito Santo em nossa vida?

 

 

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Missionário da Igreja de Jesus Cristo falece na Bolívia
mensagem de natal da primeira presidência
Mensagem de Natal 2018 da Primeira Presidência

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *