O que é a linha de autoridade do Sacerdócio?
Uma linha de autoridade do Sacerdócio é a maneira de demostrar de onde provém a autoridade de Deus recebida por um homem. Por exemplo, um portador do Sacerdócio de Melquisedeque, no ofício de Élder é ordenado por seu pai (ou outro portador do sacerdócio) que por sua vez foi ordenado por outro homem, e assim por diante, até chegar em Joseph Smith, que foi ordenado por Pedro, Tiago e João que receberam o Sacerdócio do próprio Senhor Jesus Cristo.
Vemos várias linhas de autoridade nas escrituras. Um exemplo bem completo está em Doutrina e Convênios 107:40-52.
Um portador do sacerdócio tem acesso a sua linha de autoridade nas seguintes situações:
- Ordenação ao Sacerdócio de Melquisedeque (normalmente ao ofício de élder);
- Ordenação ao ofício de sumo sacerdote.
Quando uma pessoa é ordenada a um ofício no Sacerdócio de Melquisedeque, a linha de autoridade dela depende do ofício que a pessoa que fez a ordenação tinha no momento. Por exemplo, se um pai era élder quando ordenou seu filho como élder, a linha de autoridade do filho seguirá a do pai como élder. Mas, se o pai era sumo sacerdote quando ordenou o filho, a linha de autoridade do filho vai seguir a do pai como sumo sacerdote.
Uma observação interessante
A linha de autoridade pode incluir portadores do sacerdócio no ofício de setenta. Contudo, não se pode traçar uma nova linha de autoridade do sacerdócio para quem é ordenado setenta.
Os bispos e patriarcas ordenados traçam sua linha de autoridade com base em sua ordenação como sumo sacerdotes. Não se traça linha de autoridade para os ofícios do Sacerdócio Aarônico.
A linha de autoridade pode ficar incompleta devido a informações desconhecidas. Nesses casos, a ordenação ao sacerdócio continua sendo válida porque: o presidente da estaca, por meio das chaves de que era portador na ocasião, autorizou a ordenação, e a ordenação foi lavrada nos registros oficiais da Igreja. De acordo com o site oficial da Igreja de Jesus Cristo
“Pode-se solicitar a linha de autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque para:
- Qualquer portador do Sacerdócio de Melquisedeque que more na mesma casa do solicitante.
- Um rapaz que atualmente esteja servindo como missionário de tempo integral.
- Um antepassado falecido.”
Para saber como solicitar sua linha de autoridade do Sacerdócio passo a passo, clique aqui.