sacerdócioUma linha de Autoridade do Sacerdócio é uma maneira de demostrar de onde provém a autoridade recebida. Por exemplo: eu sou um portador do Sacerdócio de Melquisedeque, no Ofício de Élder. Meu pai ordenou-me ao Sacerdócio. Ele por sua vez foi ordenado por outro homem – e assim por diante – até chegar em Joseph Smith, que foi ordenado por Pedro, Tiago e João – que receberam o Sacerdócio do próprio Senhor Jesus Cristo.

Vemos várias Linhas de Autoridade nas escrituras. Um exemplo bem completo esta em Doutrina e Convênios 107:40-52.

A Primeira Presidência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias autoriza a coleta de informações para a linha de autoridade do sacerdócio nas seguintes situações:

  •  Ordenação ao Sacerdócio de Melquisedeque (normalmente ao ofício de élder); e
  • Ordenação ao ofício de sumo sacerdote

Quando uma pessoa ordena outra a algum ofício no Sacerdócio de Melquisedeque, a linha de autoridade da pessoa que recebeu a ordenança será traçada a partir do ofício do sacerdócio que o oficiante da ordenança tinha ao realizar a ordenação. Por exemplo, se um pai tinha o ofício de élder na ocasião em que ordenou seu filho élder, a linha de autoridade dele será traçada a partir da linha de autoridade do pai quando este era élder. Por outro lado, se o pai era sumo sacerdote na ocasião em que ordenou o filho élder, a linha de autoridade do filho será traçada a partir da linha de autoridade do pai em seu ofício de sumo sacerdote.

ordenaçãoUma observação interessante: A linha de autoridade dos membros pode incluir portadores do sacerdócio no ofício de setenta; contudo, não se pode traçar uma nova linha de autoridade do sacerdócio para quem é ordenado setenta. Os bispos e patriarcas ordenados traçam sua linha de autoridade do sacerdócio com base em sua ordenação a sumo sacerdote. Não se traça linha de autoridade para os ofícios do Sacerdócio Aarônico.

A linha de autoridade pode ficar incompleta devido a informações desconhecidas. Nesses casos, a ordenação ao sacerdócio continua sendo válida porque: o presidente da estaca, por meio das chaves de que era portador na ocasião, autorizou a ordenação; e a ordenação foi lavrada nos registros oficiais da Igreja.

 

Para solicitar a linha de autoridade do sacerdócio o procedimento esta abaixo [1].

Pode-se solicitar a linha de autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque para:

  1. Qualquer portador do Sacerdócio de Melquisedeque que more na mesma casa do solicitante.
  2. Um rapaz que atualmente esteja servindo como missionário de tempo integral.
  3. Um antepassado falecido.

A linha de autoridade do sacerdócio não pode ser solicitada para uma pessoa que esteja excomungada.

O solicitante:

  1. Envie uma mensagem de e-mail para [email protected].
  2. Para receber o formulário de solicitação da linha de autoridade do sacerdócio em inglês, digite as letras PLA no campo assunto.
    • Para receber o formulário de solicitação em espanhol, digite as letras PLA SP no campo assunto.
    • Para receber o formulário de solicitação em português, digite as letras PLA PT no campo assunto.
  1. Instruções para preencher o formulário de solicitação e receber a linha de autoridade do sacerdócio por e-mail serão incluídas no e-mail de resposta.

 

________

NOTAS

[1] Mais informações clique aqui.