9 dicas para um ótimo estudo individual das Escrituras
Estudar as escrituras é uma oportunidade incrível que temos na vida! Nunca antes tivemos acesso a tantas escrituras sagradas.
Pense nisso: temos a Bíblia Sagrada, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, A Pérola de Grande Valor e até as palavras dos Profetas Vivos, tudo ao nosso alcance.
Mas, para realmente aproveitar o poder e a sabedoria que elas oferecem, é importante dedicar tempo e estudá-las com propósito e consistência.
Além disso, estudar as escrituras pode nos ajudar a encontrar respostas para os desafios diários, fortalecer nossa fé e nos conectar de forma mais profunda com Deus. Então, aqui vão algumas dicas para começar!
1. Distrações
sempre que for possível estude em um ambiente livre de distrações. Isso significa afastar-se das redes sociais, do smartphone e de influências externas. Encontre um horário em sua rotina onde você possa ficar o mais “sozinho possível”.
2. Um lugar para estudo individual
É interessante estudar numa escrivaninha ou mesa sobre a qual possa escrever (não deitado ou sentado na cama).
3. Materiais
Os materiais para o estudo devem estar organizados. Tenha marcadores de texto, canetas coloridas ou canetas de sua preferência para estudar. Outra dica legal é usar aqueles marcadores de página.
4. Busque o Espírito
Seu estudo individual do evangelho será mais eficaz quando você for ensinado pelo Espírito Santo. Sempre comece seu estudo com uma oração para que o Espírito Santo ajude você a aprender. (PME, capítulo 2, pg. 18)
5. Estude de acordo com o tempo que você tem
Há muitas maneiras de estudar as escrituras. Separamos três maneiras que vão ajudar você de acordo com o tempo que tem disponível para estudar. Quanto mais tempo melhor. Faça o sacrifício necessário para passar o máximo de tempo possível estudando mergulhado nas escrituras.
-
- 10-30 minutos – Com pouco tempo para estudar o Evangelho, o melhor é ler em sequência um livro de Escrituras ou estudar por tópicos. Uma ferramenta indispensável é o aplicativo Biblioteca do Evangelho (clique para baixar). Lá é possível fazer marcações, anotações e ler notas de rodapé que direcionam para escrituras relacionadas. Não tenha pressa para terminar o capítulo. Se algo chamar sua atenção pare e pondere sobre a passagem. Faça anotações. Algo que ajuda é ler com perguntas em mente. Por exemplo: “o que Deus quer que eu aprenda hoje?” “Como essa passagem pode ser aplicada na minha vida e na vida das pessoas que conheço?”
- 30 minutos – 1 hora – Tendo mais tempo para estudar, você pode dividir seu estudo individual em duas ou mais partes. Por exemplo: após orar, você pode ler um livro de escrituras, e depois estudar uma designação do Vem, e Segue-Me, Seminário ou Instituto. Outra opção é ouvir/assistir um discurso da Conferência Geral. Esse também é um tempo adequado para aprender sobre seu chamado na Igreja e seus convênios com o Senhor. Ao estudar tenha um lugar para anotações. Faça perguntas e se atente para as possíveis respostas durante o estudo. “Visualize o que estiver estudando. Por exemplo: Imagine como deve ter sido para Amon apresentar-se perante o rei lamanita.” (PME, capítulo 2, pg. 23).
- 1 hora ou mais – Com 1 hora ou mais para estudar você pode se banquetear com a Palavra de Deus. Você pode pesquisar temas do evangelho como Expiação, Fé e Selamento. Pode ainda escrever o que aprender. A prática de escrever vai ajduar a organizar as ideias. Uma dica é procurar palavras de conexão, como “portanto, e novamente, assim, por conseguinte”, e outras. Então, pode verificar como a passagem se relaciona com a anterior e a seguinte. Você também pode estudar as palavras dos profetas, a História da Igreja e os diversos manuais que a Igreja produz, bem como outros bons livros e sites. Você pode criar um blog, e escrever seus testemunho em sites da Igreja. E ainda treinar como responder perguntas de pessoas que não são da Igreja.
6. Mantenha o foco no estudo
No início, estudar o Evangelho pode parecer meio entediante. Mas, se você der uma chance e continuar firme, vai perceber que isso pode se transformar em algo extremamente gratificante. Com o tempo, o estudo individual se torna uma fonte de experiências espirituais incríveis. É como um banquete espiritual. (Alma 32:28). Ao se dedicar, você começará a desvendar os mistérios de Deus e caminhará para mais perto Dele com confiança. Além disso, as respostas para suas dúvidas e a força para enfrentar os desafios da vida começarão a fluir naturalmente. Legal, né? E o melhor de tudo é que, com um pouquinho de esforço, você cria um hábito saudável que só vai te trazer benefícios.
7. Recursos
Para encontrar motivação você pode acessar o site oficial da Igreja. Lá há muitos recursos, como vídeos, imagens, discursos, etc.
8. Aplicar o que aprender
“Ao sentir a alegria que provém da compreensão do evangelho, você terá o desejo de colocar em prática o que aprendeu. Esforce-se para ter uma vida que esteja em harmonia com a sua compreensão. Isso irá fortalecer sua fé, seu conhecimento e seu testemunho. Colocar em prática o que você aprendeu irá proporcionar-lhe uma compreensão maior e mais duradoura. (Ver João 7:17.) Ao entesourar as palavras das escrituras e dos profetas modernos pelo estudo e pela fé, seu desejo de compartilhar o evangelho aumentará.” (PME, capítulo 2, pg. 19)
9. Compartilhar ou guardar segredo
Algumas coisas que você aprender serão muito sagradas para compartilhar. Guarde esse conhecimento e o utilize apenas se indicado pelo Espírito Santo. Ao compartilhar seu conhecimento faça-o com gentileza e respeito pela perspectiva dos outros.
Esperamos que tenha gostado das dicas. O que mais você acrescentaria nessa lista? Deixe aqui nos comentários.
Pode ser interessante:
5 maneiras práticas de aplicar as escrituras
4 maneiras fáceis de tornar as escrituras relevantes toda vez que você lê