Hoje recebemos a triste notícia de que o Profeta e Presidente Thomas S. Monson faleceu. Foram cerca de 10 anos à frente da Igreja, e mais de 45 anos como apóstolo. Todos sentiremos muita saudade dele. Durante o tempo em que ele serviu como Autoridade Geral abençoou diversos santos no Brasil, direta e indiretamente, por meio de seu ministério fiel. Citarei apenas algumas dessas ocasiões abaixo.

Dedicação do Templo de Curitiba e anúncios de outros Templos

O Presidente Thomas S. Monson dedicou o Templo de Curitiba Brasil em maio de 2008. Eu estava lá, na missão Curitiba, e participei da Celebração e da dedicação. Que grande honra e bênção! Ainda lembro bem do milagre devido a oração do profeta, que fez com que a chuva só caísse depois que a apresentação terminou. Ele contou o houve naquela noite:

“Na noite anterior à dedicação de cada templo aconteceram eventos culturais magníficos. Em Curitiba, no Brasil, 4.330 membros do distrito do templo, apoiados por um coro de 1.700 vozes, apresentaram um programa extremamente inspirador que incluiu música, dança e imagens de vídeo. O enorme estádio de futebol em que se realizou o evento estava repleto de espectadores. O vento soprava e a chuva ameaçava cair. Orei em silêncio, pedindo ao Pai Celestial que olhasse com misericórdia por aqueles que tinham-se preparado tão diligentemente para nos entreter e cujos trajes e apresentações poderiam ser danificados, caso fossem atingidos por chuva ou ventos fortes. Ele honrou aquela oração, e ao final da apresentação e mais tarde, naquela noite, é que a chuva caiu em abundância.” (“Bem vindos à Conferência“, Conferência Geral outubro de 2008)

O Presidente Monson anunciou a construção do Templo de FortalezaBelémBrasília e Rio de Janeiro. Em breve serão dedicados!

Foi também durante a Presidência do Presidente Monson que o Templo de Manaus foi dedicado.

Presidente Monson falou com líderes do Brasil e abençoou o país

No dia 2 de junho de 2008, o vice-presidente da República, na época, o sr. José Alencar, que na ocasião estava como presidente da República em exercício devido a uma viagem internacional do presidente Lula, recebeu o Presidente Thomas S. Monson, acompanhado do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos.

Na ocasião, Presidente Monson falou a respeito dos membros da Igreja e de sua vocação em ajudar aos mais carentes, especialmente em casos de calamidade. Ele citou que quando acontecem enchentes ou terremotos em algum lugar do mundo, a Igreja é uma das primeiras a chegar com ajuda. O profeta disse:

“Nosso povo faz isso com amor e boa vontade. Queremos ajudar ao próximo”

Logo no início da audiência, o Presidente Monson presenteou o presidente com uma estátua que simboliza os laços da família, um quadro com “A Família – Proclamação ao Mundo” e um CD do Coro do Tabernáculo.

“A família é a base de tudo. Poderíamos ter uma sociedade menos violenta e com valores mais elevados se todos os pais cuidassem bem de seus filhos”, afirmou Alencar.

“Eu concordo. Na Igreja damos muita atenção à família e esta proclamação resume o que pensamos sobre a importância dos laços familiares e do casamento”, acrescentou Presidente Monson.

Na saída, o vice-presidente José Alencar, que tem passado por desafios de saúde, solicitou ao presidente Monson que fizesse uma oração. Esse foi um momento sagrado para os presentes – ouvir o Presidente Monson orar pelos que dirigem o Brasil e pelo povo brasileiro, pedindo ao Senhor que protegesse o país e fizesse o povo prosperar em retidão. O Presidente Monson orou também por Alencar pedindo para que ele pudesse continuar a servir o povo brasileiro. Após a longa e tocante oração, havia um sentimento de gratidão entre os presentes. Elder Nelson disse: “Não havia um olho seco na sala”.

Após a visita Presidente Monson disse de José Alencar: “Ele foi muito gentil e generoso, dedicando seu tempo. Foi uma visita agradável”.

Idade Missionária é alterada

O Presidente Thomas S. Monson baixou a idade missionária no final de 2012 – e isso afetou milhares de jovens brasileiros. Uma das jovens foi minha irmã, que ao ouvir o profeta de Deus fazer esse anuncio inspirado, sentiu o forte desejo de tornar-se uma missionária de tempo integral – e com 19 anos partiu para Missão Goiânia.

Novas missões foram criadas, novos presidentes de missão e casais missionários serviram. A Igreja cresceu muito!

Servi como líder da missão da ala nesta ocasião, e também como consultor em programas para jovens (FSY) – e notei, com grande alegria e gratidão como os jovens da Igreja eram fortes e valentes no testemunho de Jesus. Eles confiavam em seu profeta!

Exemplo de Serviço ao próximo

Todos amamos as histórias de serviço dedicado do Presidente Thomas S. Monson. É difícil achar um discurso ou sermão do profeta sem que ele não conte uma história de como podemos nos tornar instrumentos nas mãos de Deus para abençoar alguém. Mias de um milhões de membros que vivem no Brasil foram tocados com seus ensinamentos, dirigidos em uma década de Conferências Gerais.

Participei ativamente de quóruns, classes, grupos e comitês na Igreja durante esses anos – e vi como os ensinamentos do profeta nos ajudavam a focar naquilo que mais importava. O apelo do profeta era para sairmos ao resgate, com a confiança de que todas as pessoas podem mudar e se tornar melhores. O amor dele nos incentiva e inspirava.

Ele nos instou a ir no Templo, guardar os mandamentos, fazer escolhas sábias e honrar nossos privilégios como discipulos de Cristo. Seus ensinamentos pungentes, muitas vezes apresentados com bom humor e doçura, ficarão para sempre gravados com os santos que o ouviram. Deus honre seu profeta!

Citação do Presidente MOnson

Eu sei que ele era um profeta

Tive o privilégio de, enquanto missionário de tempo integral, ouvir em uma capela em Curitiba o Profeta de Deus. Foi uma honra ouvi-lo contar histórias cheias de ensinamentos sobre serviço, fé e amor. Naquela ocasião eu não tinha mais certeza do que recebera algumas semanas antes, quando ele fora ordenado como Presidente da Igreja e pude apoiá-lo numa Assembléia Solene, durante a Conferência Geral de abril de 2008. E hoje, tenho o mesmo testemunho: Ele era um profeta de Deus. Que o Senhor o abençoe eternamente e que sempre lembremos de seu legado de amor!

Você lembra de algo que o Presidente Thomas S. Monson disse ou fez que te inspirou ou ajudou? Conte nos comentários!