5 dicas para ensinar crianças que o corpo é um templo
Assim como cada templo é único e precioso, também é o nosso corpo. Eles são presentes de nosso Pai Celestial e devem ser tratados com respeito, amor, cuidado e gratidão.
O Apóstolo Paulo ensinou: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?… O templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Coríntios 3:16-17). Nossos corpos são considerados templos.
Ajudar as crianças a entender que seus corpos são templos é um presente que as guiará por toda a vida. Veja essas 5 dicas que podem ajudar você a ensinar seus filhos que o corpo deles é um templo.
Ensine sobre o Espírito Santo
O Espírito habita no templo e pode habitar em nós à medida que nos esforçamos para escolher o certo. Ajude as crianças a entenderem o papel do Espírito Santo em suas vidas e como Ele pode guiá-las a tomar decisões que honrem seus corpos como templos.
Incentive-as a ouvirem os sussurros do Espírito e a seguirem Sua orientação em todos os aspectos de suas vidas, incluindo o bem-estar físico.
Respeito pelo autocuidado
Ensine as crianças sobre a importância de cuidar de seus corpos, enfatizando a higiene pessoal, a nutrição adequada e o exercício regular. Explique que, assim como cuidamos de um templo sagrado, também devemos cuidar de nossos corpos, que são presentes de um amoroso Pai Celestial.
Compreender os limites
Ajude as crianças a entenderem o conceito de limites e a respeitar seu próprio espaço pessoal e o dos outros. Ensine-as que seus corpos pertencem a elas e que têm o direito de dizer não ao contato físico indesejado.
Enfatize a virtude e a pureza
Discuta a importância de manter pensamentos e ações puros. Avalie quais mídias estão sendo consumidas dentro e fora de casa. Elas são edificantes e respeitosas? Incentivam pensamentos puros?
Pratique a gratidão
Cultive uma atitude de gratidão pelo corpo e por tudo o que ele é capaz de fazer. Incentive as crianças a expressarem gratidão por seus sentidos, habilidades e pelas experiências que têm por meio de seus corpos físicos.
Seja um exemplo para que elas possam reconhecer como você respeita e cuida de seu próprio corpo. Você lidera dando o exemplo ao falar bem de seu corpo e tratá-lo com reverência e respeito?
Quando seguimos essas dicas, capacitamos e ajudamos nossos filhos a navegar pelo mundo com confiança, respeito próprio e cuidado pelo incrível corpo que possuem.
Fonte: LDS Daily
Veja também: 7 atividades espirituais e divertidas para crianças no Dia do Senhor