fbpx

5 Coisas que o Snape me ensinou sobre Viver o Evangelho

snape harry potter

Alerta de Spoiler: Esse artigo assume que o leitor está familiarizado com a história da série Harry Potter. Se você não está, você deveria parar de ler agora, pegar o primeiro, aproveitar a excelente leitura e então voltar a ler esse artigo.

Eu, como muito dos millenials (também conhecido como geração Y), investi boa parte da minha infância perdido no mundo de bruxaria criado por J.K. Rowling, autora da série Harry Potter. Eu ansiosamente li todos novos livros e filmes, me vesti como Harry no Halloween, e até hoje tenho orgulho de me denominar da Corvinal.

A história de Harry Potter fez mais que simplesmente me entreter. De várias formas, eu acho que a série me ajudou a moldar minha bússola moral. Eu aprendi e admiro as virtudes de muitos personagens — a sabedoria de Alvo Dumbledore, a autenticidade da Luna Lovegood e a coragem de Severo Snape.

Por essa razão, quando eu ouvi que Alan Rickman faleceu, não senti como outra celebridade que faleceu — foi muito mais pessoal que isso. A impecável interpretação de Rickman como Professor Snape foi uma parte integral da minha infância. Ele deu vida ao personagem de uma maneira que eu acho que nenhuma outra pessoa poderia fazer. De fato, em grande parte devido a Alan Rickman que, em uma série com uma tantos personagens maravilhosos, Snape é meu favorito. Então hoje, como o mundo lamenta a perda deste grande ator, eu vou lembrar cinco lições valiosas que eu aprendi com seu papel mais irônico.

É possível amar aqueles que odeiam você 

Talvez um dos mais belos ensinamentos de Jesus Cristo é Seu dever de “Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam ” É também um dos times mais difíceis de seguir. Quero dizer, nem sempre é fácil amar aqueles que amam você, ainda mais aqueles que não amam — mas, isso foi o que Severo Snape fez.

Ele amou Lilian Potter mesmo em sua infância, mas os anos distanciaram

snape harry potter

” De forma altruísta ele colocou-se em constante perigo em seus esforços para proteger o filho dela, e por fim deu sua vida nesse processo “

esse laço. Lilian eventualmente se recusou de até mesmo falar com Snape e por fim se casou com seu pior inimigo. De qualquer forma, mesmo quando Lilian morreu, os sentimentos de Snape por ela não morreram. De forma altruísta ele colocou-se em constante perigo em seus esforços para proteger o filho dela, e por fim deu sua vida nesse processo. Ironicamente, o personagem de Harry Potter que parece ter a menor capacidade de amar é o que mais amou.

Trate as pessoas com gentileza—mesmo quando não é fácil

Snape foi o cara. Ele foi absolutamente incrível. Mas, uma vez que não está mais conosco, vou ser o primeiro a dmitir que ele não era perfeito. De fato, ele foi um dos personagens mais divididos entre os dois lados que eu já encontrei na literatura. Ele pôde ser malvado, preconceituoso e vingativo. Seus amigos acharam ele recluso e estranho.

snape harry potter

” Eu aprendi que mesmo quando as pessoas tem defeitos, ninguém merece ser tratado sem gentileza.”

Como resultado, Tiago Potter e seus amigos de classe fizeram a missão da vida deles atormentar e fazer bully com Snape. Em uma ocasião, abaixaram suas calças e deixaram ele de cabeça para baixo no ar—na frente da garota que ele amava, nada menos. As cicatrizes do abuso na sua infância continuaram com Snape durante a vida dele, deixando-o com uma personalidade fria e branda. Ele até parecia devolver esse abuso aos seus pupilos.

Eu me lembro da minha época na escola onde eu mesmo fui guiado pelos traumas causados pelo bullying de Tiago Potter. Eu aprendi que mesmo quando as pessoas tem defeitos, ninguém merece ser tratado sem gentileza.

Não existe ” uma vez Comensal da Morte, sempre um Comensal da Morte.”

snape harry potter

” Seu arrependimento se provou absolutamente crítico para a derrota de Voldemort. “

Ele pode ter sido uma criança estranha, mas Snape de fato se tornou verdadeiramente mal por um tempo. Alguém pode até pensar sobre ele como o “maior dos pecadores”. Depois de Hogwarts, ele se juntou aos Comensais da Morte e se tornou um dos servos mais confiáveis de Voldemort. De fato, relacionado o conteúdo da profecia de Sibila Trelawney para o Lorde das Trevas, Snape foi indiretamente responsável pelo assassinato de Tiago e Lilian Potter.

Mesmo que os pecados fossem vermelho como carmesim, Snape viu a luz. Ele dedicou décadas como um espião de Alvo Dumbledore, mascarado como um comensal da morte e arriscando sua vida até o último momento. Muitos da Ordem da Fênix questionaram sua lealdade—”Nenhum deixa de ser um Comensal da Morte” disse Sirius—mas em uma análise final vemos que Snape nunca vacilou. Seu arrependimento se provou absolutamente crítico para a derrota de Voldemort.

 

Não julgue os Sonserinos de forma tão dura—Às vezes eles são os melhores entre nós

Se o chapéu seletor tivesse me colocado na Sonserina” disse Rony Weasley, “Eu teria pego o trem e voltado para casa.” Essa atitute sobre a Casa Sonserina não era incomum no mundo da bruxaria. Mesmo eles sendo selecionado por sua desenvoltura, capacidade, liderança e determinação, os alunos da Sonserina tinham uma má—Talvez particalmente merecida—reputação.Como Rony explicou, “Não havia uma bruxa ou bruxo que foram maus que não estiveram na Sonserina.”

Na maior parte da série, os leitores não tem razão para acreditar que Snape foi bom além da inexplicável confiança de Dumbledore. E porque eles deveriam? Snape foi ruim, vingativo e talvez o maior agouro de todos, o cabeça da Sonserina. Mas seus últimos atos heróicos provaram um ponto poderoso—coragem e valor são frequentemente encontrados onde menos gostamos.Leitores nunca julgaram Snape corretamente porque eles não conheciam toda sua história.

O mesmo acontece conosco hoje. Quão frequentemente nós julgamos os outros apenas para entender que nós eramos os errados o tempo todo? Ou até quando nossas acusações estavam corretas, quão frequentemente nós aprendemos algo sobre eles que nos dão uma visão melhor dos seus esforços? Às vezes a pessoa mais difícil de amarmos e confiarmos é aquela que mais precisa.

Na luta entre o certo e o errado, uma pessoa pode fazer a diferença.

Como uma “pessoa qualquer”, nós temos o dever de fazer a diferença no mundo—mas o mundo está com tantos problemas que muitas vezes é fácil para mim me sentir desmotivado.”Mesmo se eu fizer o que sinto ser certo” Eu frequentemente penso: “qual diferença faria?” Com a visão errada, mesmo boas ações como doar o que posso aos

snape gif

” A coragem do Professor Snape desencadeou os eventos que conduziram ao colapso do poder de Voldemort e a redenção do mundo bruxo. “

pobres ou sendo gentil a aqueles ao meu redor parece um esforço insignificante. Mesmo depois de tudo eu não vou resolver a fome do mundo, eu não vou parar a falta de amor do mundo. Então, por que me importar?

Talvez Snape pensou o mesmo em algum momento. Ele testemunhou de primeira-mão os poderes das trevas, e eles eram grandes e poderosos. Havia alguma razão para lutar contra ele? Mesmo quando Snape faleceu, parecia que ele batalhou somente para prolongar o inevitável—mas nos momentos finais, ele virou a mesa ao favor do bem. A coragem do Professor Snape desencadeou os eventos que conduziram ao colapso do poder de Voldemort e a redenção do mundo bruxo.

 

Nada mal para uma criança qualquer que veio da Sonserina.

Escrito por Jake Healey, Traduzido por Viccenzo Benatti

 

| Entretenimento
Publicado por: Viccenzo Benatti
Mórmon, marido e pai, Viccenzo serviu na Missão Brasil Goiânia e isso mudou sua vida completamente. É especialista em marketing digital e é apaixonado por aprender e ensinar.
Por que Néfi precisou matar Labão?
Minuto Mórmon - 15 de Janeiro de 2015

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *